A liderança no processo de mudança organizacional

Páginas: 12 (2906 palavras) Publicado: 16 de julho de 2011
A LIDERANÇA NO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL:
UM LIDER FACILITADOR

ARAUJO, Prycila Rodrigues
BARBETTA, Alfredo
RESUMO
Pesquisa sobre quais características um líder deve ter diante das organizações no momento da mudança. O referido trabalho foi realizado baseando em teorias que tratam da matéria, com o escopo de demonstrar a evolução do gerente no processo de Mudança Organizacional.Abordam-se as suas definições e a necessidade de uma maior atenção das organizações nesse sentido.
Palavras-Chave:Liderança, Mudança Organizacional e Habilidade.
1 INTRODUÇÃO
A sociedade atual é palco de discussões cada vez mais polêmicas sobre a transição que as organizações vêm sofrendo, cujas configurações levam a crer que as transformações serão significativas e até radicais nas próximasdécadas.
As mudanças na sociedade exigem adaptações constantes do contexto organizacional e afetam fundamentalmente, o comportamento e a inserção do ser humano na organização e nas relações de trabalho.
O Líder diante da Mudança Organizacional deve ter várias características para uma boa Liderança e facilitar o processo. A necessidade de mudança está presente na civilização desde sempre. Destemodo, o tema trata de um breve esclarecimento sobre as características essenciais de um Líder facilitador.
2 A LIDERANÇA NO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Na atualidade as organizações sofrem com a constante mudança mercadológica e social obrigando-as a assumir também mudanças. Assim as organizações devem assumir atitudes mais ativas diante do novo cenário, que, segundo Vergara e Branco (1995)“são a adaptabilidade às mudanças, a flexibilidade, a responsabilidade social e o comprometimento com a aprendizagem”. Organização e indivíduo necessitam urgentemente dessas qualidades. Os indivíduos que ocupam posições de mando devem possuir habilidades específicas, quais sejam: gerir a competitividade, complexidade, adaptabilidade, equipes, incerteza e aprendizado (Vergara e Branco, 1995).
Essashabilidades contrapõem-se à idéia mais reducionista de Martins (1995) de simplesmente planejar, organizar, dirigir e controlar, oriunda dos autores clássicos da administração. Dessa maneira,
“Parece não haver setor imune a mudanças. Fusões e aquisições, desregulamentação, tecnologia de informação e competição internacional vêm alterando a forma e dinâmica das empresas americanas. Variações nospadrões demográficos, crescente sofisticação do consumidor e novas necessidades vêm provocando modificações nos mais diferentes mercados. Novas estruturas industriais, novas alianças estratégicas, novas tecnologias e processos e a volatilidade dos mercados de ações vêm alterando a forma de fazermos negócios. A competição crescente, a redução do mundo a uma grande aldeia global, abertura do mercadonos países comunistas e a iminente solidificação do Mercado Comum Europeu vêm alterando a maneira de lidarmos com o mundo e de o mundo lidar conosco” (Bennis, 1996, p. 23).

Os trabalhadores mais conscientes exigem tratamento individualizado, querem seu lado espiritual plenamente desenvolvido. É dada oportunidade de autodesenvolvimento , mas espera-se o comprometimento dos funcionários com aaplicação dos novos conhecimentos na organização. Ao líder cabe a criação e manutenção de um ambiente favorável ao aprendizado, ao estímulo de participação e comprometimento dos colaboradores. Ao indivíduo cabe a percepção da necessidade de atualização e aprendizado constantes. “O ser humano é um aprendiz por natureza”, diz Senge (1990). É um pacto com o autodesenvolvimento e a auto-realização,participação e autonomia dos indivíduos.

2.1 A Organização Inteligente
Gifford e Elizabeth Pinchot (1994) propõem uma reestruturação organizacional capaz de absorver com flexibilidade e inteligência as intempéries da incerteza e da transformação. A área produtiva tende a ser totalmente automatizada, isentando as pessoas das tarefas rotineiras para se dedicarem àquelas atividades que exigem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de mudança organizacional
  • Liderança e sua influência no processo organizacional
  • Gestão de conflitos no processo de mudança organizacional
  • O papel da tecnologia no processo de mudança organizacional
  • A influência da cultura organizacional nos processo de mudança
  • A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE MUDANÇA
  • A influência da cultura organizacional nos processos de mudança
  • Liderança – Processos Grupais e o Comportamento Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!