A liderança na segurança do trabalho

Páginas: 6 (1413 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
A Liderança na segurança do trabalho


Resumo


Como atestam as múltiplas definições existente de liderança está longe de ser consensual e reflete uma ambigüidade conceptual que, no domínio organizacional, conduz que o termo liderança seja com freqüência utilizada indistintamente. O presente artigo, que tem a sua incidência no nível grupal, parte de uma concepção de liderança e eficácia.Divergindo da perspectiva dominantes, que considera a eficácia como uma conseqüência desejável da liderança, o que este artigo propõe e uma abordagem alternativa que apresente a eficácia como condição para o exercício da liderança. Pretende-se contribuir para ampliar o conhecimento da temática da liderança nos grupos e organizações.

Palavra – Chave: Liderança, grupo, organização, autoridade esegurança.

LIDERANÇA

A liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte das organizações. No domínio das organizações em particular, a liderança e um processo onde o líder ira desenvolver uma habilidade de convencer e motivar uma organização para que a mesma possa desenvolver de forma segura determinado objetivo. Segundo, James (1998), pode se analisar que “Liderança nadamais e que a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo, visando sempre atingir objetivos identificados para o bem comum”.
Um dos maiores desafios atuais que as organizações enfrentam e encontrar pessoas capazes de exercer, com excelência o papel do líder, isso porque as situações líderes e grupos variam. Por isso o sucesso do líder e dos seus colaboradores esta relacionadoao estilo de liderança aplicada, para que uma organização saia vencedora no atual mundo da corrida competitiva e necessário que possua liderança eficiente e adequada, proporcionando influencia-los direcionando a responsabilidade das instruções de forma certa, comunicação e motivação. “Para cada intenção faz-se necessária ação, para cada esforço disciplinado a uma retribuição múltipla queproporciona satisfação quando se atinge metas estipuladas isso tudo, se reflete em recompensa pessoal, (JIM, 1998)”.
Buscando novos meios para aumentar à auto-estima de seus colaboradores de forma positiva a expansão de um determinado objetivo. Diante dessa realidade, isto e muito importante, uma vez que comportamentos podem ser aprendidos e modificados conforme sua concepção de liderança.

GRUPO

Umdos métodos mais utilizados no desempenho de uma organização e o domínio do trabalho em equipe. Esta forma de organização nem sempre se revela de fácil execução. Depois de analisar a situação. Sandra, (2007) “é necessário que haja uma nação comum e que se identifiquem os objetivos que se pretendem alcançar. Os grupos são compostos por indivíduos que podem ou não ter as mesmas competências eexperiência.”.
Com isso os lideres de grupo devem ter uma boa capacidade de planejamento de comunicação e de percepção, conduzindo com entusiasmo e dando-lhes feedback sobre execução de seu trabalho.
O líder deve ser um facilitador ajudando os colaboradores a aprendizagem continua, deve ser conselheiro e saber ouvir os seus colaboradores a identificarem os seus valores e interesses com isso gerandoum ambiente de trabalho agradável.

AUTORIDADE

Para que possamos ter um ótimo desenvolvimento em trabalho faz-se necessário uma excelente margem de autoridade, excluindo-se assim uma liderança ultrapassada que era baseada no poder dos mais fortes em termo de hierarquia. Cresceu a responsabilidade dos lideres em todas as áreas de trabalho, pois a inovação contornou os parâmetros de umplausível controle funcional, o que se torna um dos fatores determinantes no processo de lidar com seres humanos.
Saber lidar com as pessoas não é fácil, leva tempo para desenvolver boas sistemáticas e foi pensando nesse fator que surgiu a liderança baseada na autoridade, que é o sistema de liderar e influenciar as pessoas a fazerem de boa vontade o que queremos por essa influência pessoal.
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança em segurança no trabalho
  • Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais; Saúde e Segurança do Trabalho; Gerência, Motivação e...
  • treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais, saude e segurança no trabalho; gerencia, motivação e liderança
  • A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DAS LIDERANÇAS NO PROCESSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO COMO INTERFACE...
  • Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais; Saúde e Segurança do Trabalho; Gerência, Motivação e...
  • Administração liderança segurança
  • Trabalho de Liderança
  • Trabalho liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!