A liderança como diferencial competitivo no mercado de produtos e serviços

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
UNIJORGE
ADMINISTRAÇÃO
FÁBIO REIS SANTOS

A LIDERANÇA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

SALVADOR-BA
2011
FÁBIO REIS SANTOS

A LIDERANÇA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO DE PRODUTOS E SERVIÇOS



Trabalho Interdisciplinar apresentado como pré-
requisito parcial paraaprovação na disciplina:
Gestão de Serviços, curso de Adm.,do Centro
Universitário Unijorge sob a orientação da
prof. Carolina Pamponet , Turma 1, Turno
noturno.SALVADOR-BA
2011
SUMÁRIO

Sumário
Introdução3
Desenvolvimento3 e 4
Conclusão4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS5

Falar de liderança nem sempre se relaciona ao velho ditado “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, pois o conceito de líder está muito além de impor ações e opiniões e sim de convencer a realizar o quese precisa.

Para Dwight Eisenhowe “A liderança é a arte de consegui que um outro faça alguma coisa que você quer feita porque ele quer fazê-la”. Portanto, não basta mandar, mas o importante é passar ao liderado o que ele precisa fazer sem que seja percebido que é uma ordem impositiva.

A busca por líderes está a cada dia mais disputada pelas empresas, e este perfil já representa um dosprincipais critérios de seleção para um novo emprego, e até mesmo uma promoção.
Certo dia, percebi que meu trabalho renderia muito mais caso eu delegasse mais atividades a meus liderados. Portanto, desta forma passei a distribuir tarefas de acordo com as competências de cada colaborador e o resultado foi excelente, pois o tempo que ganhei, passei a me dedicar em atividades gerenciais e de análises,e outros colaboradores passaram a se destacar cada vez mais em suas novas atribuições, pois as atividades foram distribuídas conforme competências. Desta forma, ganhamos em eficiência, distribuição de tarefas e confiabilidade nos processos.

No passado, muitas empresas acreditavam que o melhor líder seria o “carrasco”, ou seja, o que brigava para obter resultados. Contudo, com a evolução nosestudos de relações interpessoais, ficou evidenciado que convencer seria a melhor maneira de obter sucesso no desempenho das atividades. Por outro lado, várias organizações, mesmo no passado iniciaram os investimentos em formar líderes motivadores, ou seja, chefes que buscassem a eficácia dos liderados através da capacidade de motivar.

Entretanto, muitos estudiosos defendem que líderes não sãoformados e sim aperfeiçoados, pois o dom da liderança é intrínseco à personalidade do indivíduo. Alguns dos maiores exemplos de líderes são Jesus Cristo, Adolf Hitler, Napoleão Bonaparte e Papa João Paulo II.
Esses são venerados não pelas ações, mas pela capacidade de convencer nações a lutar por um ideal e motivar para que a conquista do objetivo seja alcançada.

Em meio às mudanças e aofortalecimento da idéia de valorização das pessoas, surge também um novo perfil de gerência: o líder. Segundo James Hunter, “a chave para a liderança é executar tarefas enquanto se constroem os relacionamentos”. Hunter, em seu best-seller “O Monge e o Executivo” (2004), bate, incansavelmente, na mesma tecla da importância do relacionamento do líder com sua equipe. O líder deve demonstrar que dá omelhor de si pela empresa e assim, despertar em sua equipe o mesmo sentimento de comprometimento. Para isso, deve estabelecer com seu grupo, uma relação de credibilidade e confiança. Segundo pesquisa, realizada pela Revista Você S/A, sobre o perfil dos executivos das empresas eleitas as melhores para se trabalhar, edição 2006, constatou-se que o modelo mais comum de liderança foi apontado pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da liderança como diferencial competitivo no mercado de produtos e
  • Diferencial competitivo do produto ou serviço
  • Posicionamento de serviços em mercados competitivos
  • Planejamento Estratégico: Um diferencial competitivo no mercado
  • O serviço pos vendas como um diferencial competitivo
  • Produtos ou serviços que fracassaram no mercado brasileiro
  • A importância do atendimento como referencial competitivo na comercialização de produtos e serviços
  • Diferencial competitivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!