A LIBERDADE

Páginas: 10 (2290 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
A LIBERDADE

A liberdade como problema

Falam os poetas:

A torneira seca
(mas pior: a falta de sede)

A luz apagada
(mas pior: o gosto do escuro)

A porta fechada
(mas pior: a chave por dentro)

O poema de José Paulo Paes dá início às reflexões concernentes a liberdade pertinente no texto de Marilena Chauí, ao utilizar termos que contrapõe a situação externa e a inérciaresignada do sujeito. A expressão “mas pior” utilizada no poema, deixa evidente a renúncia do sujeito em enfrentar as circunstâncias advindas, tornando-se cúmplice delas. O não agir é presença marcante nesse poema. Tal introdução, permite-nos correlacionar tais resignações e omissões à questão da liberdade, onde a renúncia também está imbricada.
Nesse sentido, muitas vezes a falta de decisão ilude osujeito em isentar-se de determinada situação, quando na verdade apenas aliena-se de sua própria liberdade. Falta de sede, gosto do escuro e chave por dentro.
Todavia, o poema de Carlos Drummond de Andrade diverge do poema de Paes, visto que coloca o sujeito numa situação de decisão, autonomia e poder para inventar a sua realidade. Abre a torneira, acende a luz e gira a chave.
Nessa perspectiva,o texto de Marilena Chauí expõe a liberdade e suas circunstâncias, apresentando a liberdade como problema, que subdivide-se em dois pares: Necessidade e Contingência.

A liberdade como questão filosófica
Filosoficamente, a questão da liberdade se apresenta na forma de dois pares de opostos:

1. O par necessidade-liberdade
2. O par contingência-liberdade

O primeiro par infere que não hálugar para a liberdade porque o curso das coisas já está fixado. Ou seja, a história de nossas vidas já está escrita e bordada. A realidade existe em si e por si. Por exemplo: como um sujeito se diz livre e responsável se nasceu numa dada época, num determinado país, com uma determinada cor, corpo e sexo numa sociedade já “constituída”?
O segundo par significa que não há lugar para a liberdade,porque não há curso algum das coisas e de nossa vida sobre a qual pudéssemos intervir. A realidade é um acidente/acaso, onde somos apenas marionetes. A exemplo disso: por um acidente quando minha mãe estava grávida de mim, houve um acidente sanitário, provocando uma epidemia. Por conta do acaso nasci com problema de visão, por acaso precisei de cuidados médicos e quis o acaso que meus paisperdessem o emprego, por acaso nasci numa época funesta. Como, então, dizer que sou livre para decidir e escolher se vivo num mundo onde tudo acontece por acaso?
Os dois casos hipotéticos, nos propõe indagar se a condição humana está condenada à sorte, o viver por viver, ou se, é possível ser autor de nossa própria história?

Três grandes concepções filosóficas da liberdade

As concepções deAristóteles e Sartre

A teoria filosófica da liberdade exposta por Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco e posteriormente retomada por Sartre no século XX, aborda a liberdade de forma contrária ao que é condicionado externamente (necessidade) e ao que acontece sem escolha definida/determinada (contingência). Para Aristóteles o sujeito é livre pela sua autonomia, aquele que tem em si mesmo oprincípio para agir, isto é, aquele que é a causa interna de sua ação ou da sua decisão de não agir.
A liberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma ou para ser autodeterminada. Assim, na concepção aristotélica a liberdade é o princípio para "escolher entre alternativas possíveis", realizando-se como decisão e ato voluntário, a liberdade é concebida comopoder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma. Destarte, contrário à necessidade e à contingência, onde o sujeito sofre a ação de uma causa externa que o obriga agir de uma determinada maneira, no ato voluntário livre o agente é causa de si, nesse sentido, essa vontade livre é determinada pela razão ou inteligência. A obra O ser e o nada do filósofo Jean-Paul Sartre,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberdade
  • liberdade
  • Liberdade
  • Liberdade
  • A liberdade
  • Liberdade
  • Liberdade
  • liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!