A liberdade vivida como uma ilusão do homem

Páginas: 11 (2694 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL





CÍNTHIA SOARES LIMA CADETE







A liberdade vivida como uma ilusão do homem






PARANAÍBA
2013

CÍNTHIA SOARES LIMA CADETE





A liberdade vivida como uma ilusão do homem




Trabalho da disciplina de Ciências Políticas, apresentado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, UnidadeUniversitária de Paranaíba, como exigência avaliativa.

Profº. Me. Isael José





PARANAÍBA
2013
Introdução
A liberdade é vista como um sentimento, que sempre foi muito desejado pelo ser humano, porque possui em seu entendimento que a autonomia da vontade é o que a norteia. Temos o conhecimento de que o ser humano é dotado de vontades, mas como ele nasce em meio a uma sociedade que já possui umadeterminada estrutura, certos desejos precisam ter limitações para não causarem prejuízos ao outro. O que leva a pergunta: a liberdade existe?
Temos definições de liberdade, e até mesmo filósofos que se posicionaram diante do lema, com teorias que formulam possibilidades para que o homem viva o seu estado livre em meio a sociedade. Vejamos que ao analisar a liberdade que é ofertada e impostadesde as teorias históricas até hoje, se faz de maneira ilusória, pois ela sempre vem limitada, e o indivíduo em suas ações é influenciado pelo meio social e pela rigidez das normas, o que a descaracteriza, pois viver livre é agir conforme a sua autonomia de vontade.
Questões sobre tema liberdade o desejo ou anseio em encontrar a resposta sobre as indagações seria uma forma de exercer tal liberdade.Assim como afirma Jaspers apud Nunes (1995) que a partir do momento que levantamos questionamentos sobre a liberdade, esse desejo de encontrar uma resposta para a pergunta já seria um modo de exercer a liberdade.









A liberdade uma ilusão pra se viver
A palavra “liberdade” tem sua origem etimológica relacionada à palavra latina Libertas, de Liber, “livre”. Antigamente os romanosutilizavam a palavra Libertas para diferenciar os escravos dos cidadãos. Tem-se também seu significado, segundo o dicionário Melhoramentos (2009), que a define como o estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral, poder de exercer livremente a sua vontade, independência, autonomia.
Quando se observam a definição dada à palavra liberdade, percebe- se que a análisefoi realizada tendo em vista o indivíduo em si próprio, ou seja, seu sentido está restrito apenas ao indivíduo, mas precisamos ter o discernimento de que não vivemos sozinhos, pois o homem vive em sociedade e “quem vive só, bastando-se a si mesmo, ou é Deus ou fera” (Aristóteles 2011, p. 11).
Diante dos conceitos dados a liberdade alguns filósofos fizeram reflexões e questionamentos acerca desseassunto, em busca de esclarecimentos. Em consequência, várias teorias foram criadas, algumas delas surgiram no âmbito filosófico, psicológico, social, dentre outras. Essas teorias demonstraram diferentes condições da existência da liberdade.
Temos alguns exemplos dos quais o homem acredita que a existência da liberdade está no exercício desses atos, como: na política, o direito de votar; aliberdade de expressão, que dá a garantia da livre manifestação do pensamento; a liberdade moral, tendo em vista o sujeito como um ente inserido na sociedade, vivendo de acordo com sua vontade; liberdade de religião, no qual o indivíduo tem o direito de escolher ou não, a religião da qual queira aderir.
Além da definição e das crenças criadas a partir do conceito de liberdade. Não se pode deixar defalar da luta histórica, esta buscou organizar a sociedade de forma que todos pudessem gozar do direito de liberdade. Desta maneira surgiram então algumas teorias sobre os sistemas de governos que tinham como objetivo a proteção da liberdade dos indivíduos tendo em vista o bem de todos, dentre outras nos restringiremos a falar de Rousseau. Ele, discípulo de Aristóteles, foi um grande filósofo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecosport: "o destino dos  homens é a liberdade"
  • o homem um ser de vontade e liberdade
  • A historia do homem que lutou por nossa liberdade
  • A Fantasia A Nica Liberdade Do Homem
  • O Direito como regulador da vida em Sociedade E Limite da Liberdade do Homem
  • ilusao
  • Ilusão
  • ilusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!