A liberdade na essência do ser humano

Páginas: 8 (1893 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A LIBERDADE NA ESSÊNCIA DO SER HUMANO

Autor: Ir:. Fernando Carlos Santos da Silva

Resumo: Este texto apresenta algumas reflexões sobre a Liberdade, indicando seus diversos conceitos, indo do profano ao religioso. Ressalta a sua importância para o Ser Humano, considerando-a como parte essencial da condição de pessoa. Sem Liberdade, o conceito de humano desaparece, pois ela nos foi dada porDeus: “O livre arbítrio”. Considera a Liberdade irrenunciável, sob pena de perda da condição humana. Aborda, ainda, como a Liberdade é vista no meio maçônico, considerando que seu lema fundamental é expresso pelas palavras: “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE”, que são valores e fins supremos, dependentes um do outro.


"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguémque explique e ninguém que não entenda." Cecília Meireles, em Romanceira da Inconfidência
De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de uma pessoa não ser submetida ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.
O desejo de liberdade é um sentimento profundamente arraigado no ser humano. A capacidade de raciocinar e de agregar valores deforma inteligente são o que confere ao homem o sentido da liberdade, entendida como a plena expressão da vontade humana.
Do ponto de vista legal, o indivíduo é livre quando a sociedade não lhe impõe nenhum limite injusto, desnecessário ou absurdo. Uma sociedade livre cria condições para que seus integrantes compartilhem, igualmente, da mesma liberdade.
Acredita-se que o tema em questão temorigem no legado deixado pelo cristianismo, ao revelar para o ser humano a sua qualidade de pessoa livre, chamada à comunhão com Deus através do evangelho de Jesus Cristo.
Para o cristianismo, a liberdade é uma das mais importantes garantias da cidadania em sua plenitude, intrínseca ao ser humano criado por Deus. Não há direito mais sagrado na terra do que o da liberdade civil, social ou dopensamento. Ser livre é ser pessoa. Não ser livre é ser escravo, é ser qualquer coisa (rés), menos ser personalidade digna de si mesma.
Disso resulta a interpretação do homem como um ser sócio-histórico, em permanente relação com o mundo e com o seu criador, capaz não apenas de reagir ao meio ambiente, mas, sobretudo apto para responder a este.
Em sua existência, o homem está sempre se projetando parafora na busca constante da construção do seu ser. Não nasce pronto, acabado. Sua essência está na liberdade, por isso é capaz de elaborar utopias, ir além dos seus limites, romper com o que o aprisiona, pois é da sua natureza o destino de tornar-se livre. O homem foi chamado para ser livre e esta liberdade é marca peculiar da criação de Deus.
No Novo Testamento, há a proclamação de Cristo "Averdade vos libertará" (João 8:32). Essa realidade tem na redenção realizada por Jesus a liberdade em seu significado mais poderoso, uma vez que Ele nos libertou do mal maior.
O apóstolo Paulo define a existência cristã como um viver em liberdade: "Por que vós, irmãos, fostes chamados à liberdade" (Gálatas 5:13). A liberdade apresenta-se na linguagem paulina como uma dádiva de Deus, essência do serhumano. Mas também é uma tarefa, posto que liberdade não é a ausência de responsabilidade.
Assim, a liberdade é algo absolutamente constitutivo da vida humana e isso tem uma conseqüência evidente: que o homem é livre e, ao mesmo tempo, responsável. Porque sou livre, sou responsável. O homem se sente sujeito a deveres e, portanto, responsável e, por conseguinte, tem que ser livre. Se não fosselivre, não teria sentido ser responsável.
O homem é forçosamente livre; "lo es por fuerza", diz o pensador Ortega. Entretanto, ele pode renunciar à sua liberdade em um ato livre. Se eu renuncio à minha liberdade, se, por exemplo, eu digo: "agora vou fazer o que os senhores me digam", estou decidindo livremente e, no caso, executo também um ato de liberdade, que é renunciar a ela...; por isso, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A essência do ser humano e a importância para o serviço social
  • a essencia do ser
  • porque o condicionamento do comportamento humano bloqueia a liberdade do ser sujeito
  • o ser humano e o significado de ser humano
  • O SER HUMANO É UM SER SOCIAL
  • O Ser Humano Um Ser Social
  • a ser humano como ser politico
  • QUEM O SER HUMANO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!