A Liberalização Feminina

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A LIBERALIZAÇÃO FEMININA


A Liberalização feminina foi o movimento de emancipação da mulher, que ocorreu na Europa e na América durante os anos de guerra e entreguerras, isto é, nas décadas de 20, 30 e 40. Ela se configurou como uma mudança comportamental e intelectual por parte do gênero feminino, que passou a ter mais consciência em relação ao seu papel dentro da sociedade. Como duranteséculos o papel atribuído à mulher foi simplesmente secundário, ela teve que encontrar formas de superação diante dessa anulação social. Inventar novas formas de se vestir e de se portar, foram caminhos encontrados pelo ser feminino de se auto afirmar e de participar da vida social de maneira mais relevante e visível.

As primeiras articulações de um movimento feminista começaram logo após aRevolução Francesa, quando as mulheres passaram a reivindicar direitos jurídicos iguais aos dos homens, como o direito à gestão do patrimônio, à valorização do trabalho, ao voto e à educação, por exemplo. Porém o movimento ganhou força e notoriedade somente a partir da década de 20, quando as mulheres que ocuparam o lugar dos homens (que tinham ido para a guerra) em seus respectivos trabalhos,descobriram um novo mundo de liberdade e de oportunidades, e começaram a lutar para que a 'ordem antiga' não fosse novamente restaurada, com o fim da Primeira Guerra.


VOTO FEMININO


O direito ao voto e à participação na vida política mobilizou as mulheres durante boa parte da primeira metade do século XX. A Nova Zelândia foi o primeiro país a permití-lo, já em 1893. Na Grã-Bretanha, foram assufragistas que desenvolveram uma intensa campanha pelos seus direitos, conseguindo, em 1928, a concessão do mesmo a todas as inglesas com mais de 21 anos. No Brasil, essa conquista aconteceu em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas. Na França, apesar da "igualdade" estar entre os lemas da Revolução Francesa, a mulher só conseguiu o direito de votar a partir de 1945, após o fim da Segunda GuerraMundial.


TRABALHO


Desde a Revolução Industrial, as mulheres já vinham ocupando postos em fábricas, além de exercer as profissões tipicamente femininas, como enfermagem e serviços domésticos. Porém um dos principais motivos que levaram a mulher a entrar no mercado de trabalho foi a guerra, que propiciou às mesmas tomarem o lugar dos combatentes em seus trabalhos. Durante este período, elaspuderam ser vistas trabalhando em todos os setores da atividade econômica e social, desde os trabalhos pesados nas fábricas até a gestão e direção de empresas. Terminado o conflito, as mulheres não quiseram retornar à dependência econômica de seus maridos, ou seja, à menorização social do período anterior. E isso fez com que elas lutassem fortemente por igualdade e pela valorização de seutrabalho.


EDUCAÇÃO


As últimas décadas do século XIX apontaram para a necessidade de se proporcionar a educação da mulher, a fim de vinculá-la à modernização da sociedade. Em razão do novo papel, as meninas, principalmente das classes altas da sociedade, que durante muito tempo tiveram sua escolarização atrasada em relação aos meninos, passaram a receber, além dos conhecimentos inerentes a suacondição de “boa dona de casa” e “boa mãe”, aulas de piano, francês, canto e dança, de modo que elas proporcionassem companhia mais atraente nas reuniões sociais. Mas apesar dessa mudança na formação educacional, as meninas continuaram sendo tiradas da escola ainda muito jovens, já que o seu principal objetivo era o casamento. As mulheres das classes altas, mesmo se tivessem certo grau de instrução,estavam restritas ao espaço privado e à vida doméstica.


CASAMENTO


Movimentos feministas em Portugal levaram a fundação da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, que ganhou notoriedade mundial por lutar pela igualdade entre os direitos do marido e os da esposa, perante a Lei, e pelo estabelecimento do divórcio.

Mas, ainda que na Europa as lutas pelos direitos matrimoniais da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberalização da prostituição
  • Liderança Feminina
  • Liderança feminina
  • Liberalizacao de sementes em Mocambique
  • autoriwa feminina
  • Mecanica feminina
  • Vaidade Feminina
  • Prisão feminina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!