a liberadade.docx transferido com sucesso

3298 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO
No presente trabalho abordaremos sobre a liberdade de cada pessoa. Falaremos de alguns cientistas e filósofos que contribuíram bastante a respeito das liberdades, deram sua opinião e defenderam-na para o bem dos cidadãos.

A LIBERDADE
A liberdade é o gozo do homem livre, ou seja, toda pessoa tem direito á liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pelo culto, pela prática e pelos ritos.
A história desse conceito perpassa os estudos de épocas e pensadores diversos e registra a interpretação de doutrinas sociais bastante variadas. Podemos fazer uma distinção inicial entre o que se convencionou chamar de concepção negativa e positiva da liberdade. Em seu sentido negativo, liberdade significa ausência de restrições ou de interferência. O sentido positivo da liberdade significa a posse de direitos, implicando o estabelecimento de um amplo âmbito de direitos civis, políticos e sociais. O crescimento da liberdade é concebido como uma conquista da cidadania.
No sentido político, a liberdade civil ou individual é o exercício de sua cidadania dentro dos limites da lei e respeitando os direitos dos outros. A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro (Spencer). Em um sentido ético, trata-se do direito de escolha pelo indivíduo de seu modo de agir, independentemente de qualquer determinação externa. A liberdade consiste unicamente em que, ao afirmar ou negar, realizar ou enviar o que o entendimento nos prescreve, agimos de modo a sentir que, em nenhum momento, qualquer força exterior nos constrange (Descartes).

A liberdade pode ser compreendida tanto negativamente quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denotada a

Relacionados