a letra escarlat

1312 palavras 6 páginas
Nathaniel Hawthorne

A letra escarlate

Em 1850, Nathaniel Hawthorne publicou A letra escarlate, um dos romances mais populares da literatura norte-americana do século XIX, aclamado desde seu lançamento como um clássico. O livro narra a trajetória de Hester Prynne, uma mulher marginalizada pela rígida comunidade puritana de Boston do século XVII após cometer adultério e dar à luz uma criança ilegítima. Obrigada a levar sempre a letra A de adúltera bordada no peito, a primeira autêntica heroína da literatura norteamericana se vale de sua força interior e de sua convicção para criar a filha, Pearl, sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante.
Em passagens repletas de lirismo e elementos simbólicos, o livro questiona o papel ocupado pela mulher em uma sociedade norteada por valores morais extremamente rígidos. Observando a maneira como Hester e Pearl são tratadas, o autor censura as hipocrisias sociais e os comportamentos discriminatórios.
Nathaniel Hawthorne ingressou no cânone literário ocidental ao fundir, em uma mesma obra, amores proibidos, questões religiosas e conflitos sociais, em um clima de tensão constante, provocado pela presença do marido de Hester (que chega à cidade com uma identidade falsa e com propósito incerto), pelos tormentos do sacerdote Dimmesdale e pela complexa personalidade de Pearl, uma criança muitas vezes adorável, outras vezes assustadora. Ao tratar de um período aparentemente distante, Hawthorne contribuiu para a discussão de temas recorrentes no mundo contemporâneo. 1

1. Qual a postura apresentada por Hester quando exposta em praça pública? O que a jovem carregava consigo, como prova de seu suposto crime?
Apesar da dor e do sofrimento, Hester mantinha-se firme no cadafalso, com dignidade, como uma Nossa Senhora. Carregava consigo um bebê nascido no cárcere, fruto da relação adúltera pela qual havia sido presa. (cap. 1-3)
2. Um médico ajuda Hester

Relacionados

  • Autodefesa Psi Quica Dion Fortune
    79890 palavras | 320 páginas