A Lenda Do Castelo De Almuro

521 palavras 3 páginas
O Castelo de Almourol, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém, em Portugal.
A sua existência, traduz o período pré-histórico entre romano e medieval, tendo sido ocupado a partir do séc. III por Alanos e Visigodos, e por Muçulmanos a partir do séc. VIII, ao qual denominaram o castelo por: Al-morolan (pedra alta).
Foi conquistado em 1129 por D. Afonso Henriques e denominado Almorolan e entregue à Ordem dos Templários, encarregados do povoamento do território entre o rio Mondego e o Tejo, e da defesa da antiga capital de Portugal, Coimbra. A sua localização, tornou-se num ponto estratégico na zona do Tejo para o controlo de comércio de azeite, trigo, carne de porco, frutas e madeira entre as diferentes regiões do território e Lisboa. Em 1775, a estrutura do castelo foi danificada derivado ao terramoto, vindo a sofrer mais alterações durante o romantismo do séc. XIX. que valorizava as obras do passado à luz de uma visão ideal poética. O castelo foi entregue na segunda metade do séc. XIX ao exército português, o qual ficou sob a responsabilidade do comandante da Escola Prática de Engenharia de Tancos.No século XX, o Castelo de Almourol foi classificado como Monumento Nacional de Portugal, foi adaptado para a Residência Oficial da República Portuguesa, no qual foram realizados importantes eventos durante o Estado Novo.

No século XII era senhor de Almorol um emir árabe chamado Almorolon, do qual pretendem alguns que o Castelo tomou o nome .Nele habitava um moiro com uma filha, formosíssima donzela que adorava. Quiseram os fados que a bela jovem se enamorasse dum cavaleiro cristão, a tal ponto que a paixão lhe revelou o modo e a arte de o introduzir de noite no Castelo a que se habituara, em repetidas incursões amorosas, franquear a porta deste a companheiros seus que perto embuscados aguardavam. E assim foi o Castelo traiçoeiramente conquistado. Mas desiludida e triste vitória foi esta, que o

Relacionados