A leitura do mundo

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2013
A Leitura do Mundo segundo Paulo Freire
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra” (Paulo Freire)

Paulo Freire é um educadorinternacionalmente conhecido pelo seu processo de alfabetização. Ele foi o primeiro teórico a usar o termo “leitura do mundo”. Porém, esse termo causa certa estranheza emquem o ouve. Afinal, o que seria a leitura do mundo?
Paulo Freire diz que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Ou seja, antes de uma pessoaser alfabetizada e aprender a decodificar, segundo esse preceito, ela já saberia ler implicitamente, mas não as palavras grafadas num livro, por exemplo,mas, grosso modo, essa pessoa sabe ler a vida.
Primeiro, lê-se o mundo. “Ler o mundo” significa ler os signos: as coisas, os objetos, os sinais, etc.Vejamos o seguinte exemplo: uma criança, que não sabe ler, vê fumaça em abundância saindo de uma janela. Mesmo não sendo alfabetizada, a criança lê o queestá inserido no mundo – no nosso caso, o signo “fumaça” – e entende que aquilo pode querer dizer, entre outras coisas, fogo. Isso é ler o mundo e é por issoque Paulo Freire diz que essa leitura precede a leitura da palavra. Mesmo não alfabetizada, a criança entende o que se passa. Ela não precisa “ler apalavra “fumaça” ou a palavra fogo” ou, ainda, a frase “Há fogo naquele apartamento”. Posteriormente, quando ela aprender a ler e escrever, ela ligará a imagemà palavra, fazendo uma leitura completa e não apenas uma decodificação.
Porém é necessário lembrar que ela já lia as figuras, os signos. O mundo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do mundo da leitura para a leitura do mundo
  • Do mundo da leitura para a leitura do mundo
  • Resenha do mundo da leitura para a leitura do mundo
  • Artigo
  • leitura como leitura do mundo
  • O mundo da leitura
  • leitura de mundo
  • A leitura de mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!