A Lei de Hooke, a constante elástica e a força restauradora em uma mola helicoidal.

Páginas: 4 (802 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
Sumário
















1 Objetivo
O objetivo desse experimento é identificar a deformação sofrida por uma mola helicoidal, quando submetida a certas variações de massa podendoassim, identificar a força exercida pela mola. Também validar Lei de Hooke e utilizá-la para descrever o funcionamento do dinamômetro.



















2 Resumo
Com a execuçãodesse experimento, podemos identificar que uma mola helicoidal sofre deformações quando submetida a certos valores de massa, se alongando conforme as massas são acrescentadas, exercendo uma forçacontrária ao lado que sofre o aumento da massa.


















3 Introdução Teórica
Por definição, as molas, são objetos que dão impulso ou resistência a outras peças, imprimindomovimentos, amortecendo pancadas, devendo reagir quando solicitadas. As molas possuem grande potencial elástico e suas características são: flecha (deformação ocasionada por determinada força), rigidez(não deformam permanentemente) e flexibilidade (capazes de serem dobradas, curvadas, etc.).
Molas em Lâminas: dentre os vários tipos de molas, são as que realizam o máximo auto amortecimento devido aoatrito, portanto são muito utilizadas em amortecedores de veículos.
Molas Helicoidais ou de Bobina  (são feitas enrolando-se um fio em torno de um cilindro) e as Molas Cônicas são molas de torção, poiso próprio fio é torcido quando são solicitadas a determinados esforços.
Molas de Flexão em Espiral são formadas por uma fita de material elástico e possuem seção retangular constante.
Molas deTorção são usadas em casos onde a torção é predominante.
Molas em Anéis são essencialmente solicitadas à tração e à compressão, muito usadas em amortecedores e empurradores.Um tipo de particular de força variável é a força elástica exercida por uma mola. A figura a seguir, mostra uma mola no estado relaxado, isto é, nem comprimida nem alongada.



Esquema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constantes Elástica de Mola, Lei de Hooke
  • Lei de hooke: constante elástica da mola
  • A MOLA HELICOIDAL E A LEI DE HOOKE
  • MOLAS HELICOIDAIS E A LEI DE HOOKE
  • Lei de hooke
  • Força elástica e lei de hooke
  • Determinação da constante elástica de um sistema massa-mola (Lei de Hooke)
  • A MOLA HELICOIDAL E A LEI DE HOOKE Final

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!