A língua

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Apesar dos professores trabalharem diversos conteúdos (gramática, interpretação de textos, redação), a gramática normativa ainda é prioridade nas aulas de Português.
Além de participar deplanejamentos nas escolas municipais e acompanhar mais de perto o trabalho dos professores, também aplicou um questionário que constatou que a maioria dos professores tem muita dificuldade com o ensino dagramática, e quando lhes perguntado que curso gostariam de fazer, a grande maioria faria um curso de gramática.
Com o início do ensino da Lingüística nos cursos de Letras na década de 60, surgiram váriostrabalhos que questionavam o ensino da gramática normativa.
A visão de língua que considera apenas como correta a norma culta, interfere muito no trabalho dos professores de PORTUGUÊS, porque toda equalquer variação é vista como desvio. Essa é uma visão elitista que acaba acarretando no fracasso escolar.
A hipótese levantada pela autora era se os professores pesquisados estariam trabalhando deacordo com o Programa Curricular Mínimo de Português que causou grande impacto e provocou polêmicas. Apesar dos professores introduzirem textos mais interessantes como charges e histórias emquadrinhos, a leitura e a escrita se restringem a aspectos sociais, econômicos e políticos expressos nos textos, não avançam em direção a uma análise lingüística que habilite o aluno na sua expressãosociocultural através do uso da língua. Esses textos, também, às vezes, têm servido de pretexto para os professores continuarem ensinando gramática de forma assistemática, sem dar ao aluno embasamento teóricoque o leve a refletir sobre a estruturação de um bom texto. Outra coisa que foi notada é a predominância de textos jornalísticos ou de imprensa, deixando de lado os textos literários. Outro agravante,Moraes percebeu que estes textos se prestam, às vezes, unicamente para o ensino da gramática, não gerando uma discussão sobre seu estilo, estrutura formal, estética ou lingüística.
Nas discussões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguas
  • Linguas e linguas
  • lingua
  • lingua
  • Lingua
  • lingua
  • Língua
  • lingua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!