A língua inglesa dentro das escolas públicas responsabilidade de ensino/aprendizagem professor/ aluno

Páginas: 7 (1541 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
Língua Inglesa na escola pública:

A responsabilidade de ensino-aprendizagem do professor e do aluno sob os direcionamentos do PCN-LE



1. Introdução

O ensino-aprendizagem de língua estrangeira, nesse caso, a língua inglesa, nas escolas públicas brasileiras, é orientado pelas instruções contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs. O ensino, então, é orientado pelo PCN-LE, oqual não impossibilita uma ação reflexiva do professor quando necessária.

“Este documento procura ser uma fonte de referência para discussões e tomada de posição sobre ensinar e aprender Língua Estrangeira nas escolas brasileiras. Portanto, não tem um caráter dogmático, pois isso impossibilitaria as adaptações exigidas por condições diversas e inviabilizaria o desenvolvimentode uma prática reflexiva.” (PCN, 1998:19)

Partindo do ponto de vista de formação de cidadãos, o PCN-LE aponta o desenvolvimento das pessoas e das sociedades, como sendo o papel fundamental da educação, “Os temas centrais nesta proposta são a cidadania, a consciência crítica em relação á linguagem e os aspectos sociopolíticos da aprendizagem de Língua Estrangeira.” (PCN, 1998:24)

No Brasil, odireito de se aprender uma língua estrangeira, assim como, a língua materna, passou a ser direito de todo cidadão, em dezembro de 1996, quando a nova LDB tornou o ensino de LE obrigatório a partir da quinta série do ensino fundamental. O Art. 26, § 5º dispõe que:
“Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menosuma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.” (LDB, Art. 26, § 5º)
Diante á isso, á escola não pode se omitir em relação a essa aprendizagem, porém, atualmente não dispõe de nenhuma política de qualidade eficaz que norteie o ensino nas escolas públicas brasileira.

Com a publicação da nova legislação educacional, oreconhecimento do ensino de LE, como uma disciplina importante, foi legitimado. Ainda assim, algumas atitudes governamentais e algumas falhas na LDB, demonstram que o ensino de LE é visto ainda como uma disciplina dispensável.

O mesmo documento, o PCN, que orienta e apresenta razões para o ensino de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras é o mesmo que preconceituosamente restringe edesvaloriza o ensino do novo idioma, quando diz: “somente uma pequena parcela da população tem a oportunidade de usar línguas estrangeiras como instrumento de comunicação oral, dentro ou fora do país.” (PCN, 1998: 20). As orientações apresentadas no PCN-LE, no que diz respeito ao ensino das quatro habilidades e competências, prioriza a habilidade de leitura que, de acordo com Moita Lopes (1996:130) é a única habilidade que atende às necessidades educacionais que o aprendiz pode usar em seu próprio meio.

Já, de acordo com a visão do PCN-LE, a aprendizagem de língua estrangeira é uma oportunidade para desenvolver no aluno a habilidade de autopercepção como cidadão e como ser humano, assim, ela deve dar prioridade ao engajamento discursivo. Tendo na atividade de leitura, uma função socialcapaz de proporcionar esse engajamento “Tal função está, principalmente, relacionada ao uso que se faz de Língua Estrangeira via leitura (...)”

A favor de se privilegiar o ensino de leitura em detrimento das outras habilidades, o documento afirma, na página 20: “Portanto, a leitura atende, por um lado, às necessidades da educação formal, e, por outro, é a habilidade que o aluno pode usar em seupróprio contexto social imediato. (...)“
Deve-se considerar também o fato de que as condições na sala de aula da maioria das escolas brasileiras (carga horária reduzida, classes superlotadas, pouco domínio das habilidades orais por parte da maioria dos professores, material didático reduzido ao giz e livro didático etc.) podem inviabilizar o ensino das quatro habilidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino da Lingua inglesa em escolas públicas
  • O ensino da lingua inglesa nas escolas publicas
  • O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA
  • A língua inglesa na escola pública: crenças de dois alunos do ensino médio
  • RELAÇÃO PROFESSOR
  • EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA
  • A DEFICIÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAPIPOCA.
  • O PERFIL DO ENSINO DA LINGUA INGLESA NA ESCOLA PUBLICA DE MANAUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!