A língua de sinais

Páginas: 8 (1786 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Centro Universitário de Goiás Uni- Anhanguera.
CURSO PEDAGOGIA
ERIKA DUARTE GONÇALVES.

EXERCÍCIOS DE LIBRAS.

*A LÍNGUA DE SINAIS

1-A língua de sinais é universal?
R- A pesar da crença popular, a língua de sinais não é universal. Onde tem comunidades de surdos se desenvolve uma língua de sinais e como passa com as línguas orais, variam dependendo da região em que se está não se baseiamna língua que se fala no país de origem. A língua dos surdos não pode ser universal. O quê é universal é o impulso dos indivíduos para a comunicação.
2- A língua de sinais é artificial?
R- A língua de sinais dos surdos é natural, pois evolui como parte de um grupo cultural. Consideram-se artificiais línguas construídas por um grupo de indivíduos com algum propósito específico exemplo: gestuno(língua de sinais) e o esperanto( língua oral)
.3-A língua de sinais tem gramática?
R- Sim, O reconhecimento linguístico tem marcas nos estudos descritivos do linguista americano William Stokoe em 1960. A partir da década de 1970 conduziram estudos mais aprofundados da ASL, dando a língua de sinais o reconhecimento gramatical de uma língua.
4- A língua dos surdos é mímica?
R- Não, estáimplícito nessa pergunta um preconceito muito grave, sobre a legitimidade linguística da língua de sinais e na capacidade de comunicação dos surdos.
5-É possível expressar conceitos abstratos na língua de sinais?
R- Sim, a pressuposição de que não se consegue expressar ideias ou conceitos abstratos esta firmado na crença de que a língua de sinais é limitada e não passa de um código primitivo. Com alíngua de sinais e possível expressar sentimentos, emoções e quaisquer ideias ou conceitos abstratos sem perda nenhuma de conteúdo.
6-É uma língua exclusivamente icônica?
R-Não, A uma tendência em pensar assim, e essa visão relaciona-se com o fato de que a língua de sinais é uma língua de espaço visual.

7-A língua de sinais é um código secreto do surdo?
R- Não, Apesar dos surdos terem sidoprivados de se comunicarem em sua língua natural por séculos, cor causa de sua proibição a língua era usada escondida, pois antes viam a língua de sinais como gestos exóticos, obscena e extremamente agressiva, já que o surdo expunha demais o corpo ao se comunicar.

8-A língua de sinais é o alfabeto manual?
R- Não, O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras é apenas umrecurso utilizado por falantes da língua de sinais, não é uma língua e sim um código de representação das letras alfabéticas.
9-A língua de sinais é uma versão sinalizada da língua oral?
R- Não, A língua de sinais tem estrutura própria e é autônoma ou seja, independe de qualquer língua oral em sua concepção linguística.
10- A língua de sinais tem suas origens históricas na língua oral?
R- Nahistória da evolução do homem, constata-se que o uso de sinais pelas mãos como forma de comunicação é anterior a comunicação vocal.
11- A LIBRA falada no Brasil apresenta uma unidade?
R-Não, em todas as línguas humanas a variedades e diversidades. Assim como a língua portuguesa é uma unidade que se constitui de variedades.
12- A língua de sinais e ágrafa?
R- Não, Até pouco tempo a língua de sinaisera considerada uma língua sem escrita, no entanto, estudo recente tem indicado as possibilidades da escrita própria da língua de sinais.
* O SURDO

13- Surdo, Surdo-Mudo ou Deficiente Auditivo?
O termo deficiência auditiva refere-se à incapacidade parcial ou total da audição. Entretanto, para a comunidade Surda, este termo está vinculado àqueles que não participam de Associações e não sabemLíngua de Sinais. Segundo a Federação Nacional de Surdos (FENEIS), a nomenclatura mais antiga e incorreta utilizada é a de surdo-mudo. O fato de uma pessoa ser surda, não significa que ela seja muda.Os surdos possuem uma identidade, uma cultura e uma língua. Para eles, o surdo não possui uma deficiência, mas sim, outra língua. Por isso chamamos de surdos
14-O intérprete é a `voz` do surdo?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é lingua de sinais
  • Lingua de sinais
  • Língua de sinais
  • Lingua de sinais
  • LINGUAS DE SINAIS
  • Lingua de Sinais
  • Língua de Sinais
  • lingua de sinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!