A língua de Eulália

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Aline de Mattos Moreira














Fenômenos Linguísticos em
“A língua de Eulália”


















São Paulo
FMU - 2013





SUMÁRIO


1. A Variação Linguística...................................................................................................03

2. Fenômenos Linguísticos em “A Língua de Eulália”
de Marcos Bagno..................................................................................................................04

3. Aplicação de Fenômenos..................................................................................................05



1.A Variação Linguística

A língua, por ser dinâmica e sempre em uso, acaba sofrendo variações e se modificando com o passar do tempo. A variação pode ser classificada de acordo com fatores diatópicos: influenciada pela região em que o falante vive, grupos de falantes de uma mesma região tendem a usar variações que falantes de outras regiões não utilizam; diastráticos: influência da classe estatus social do falante. Varia de acordo com o poder aquisitivo, escolaridade, emprego e etc; e diafásicos: Variação de acordo com a exigência do momento, por exemplo, numa situação mais formal ou mais informal, o falante se utilizará de registros diferentes que se adéquam a cada situação.
Cabe ao sociolinguista variacionista analisar de que modo a variação é regulada, estabelecendo um padrão no“aparente caos”. Deste ponto de vista, a língua é um sistema inerentemente variável.
As variações linguísticas podem ocorrer em diferentes níveis: fonético (variação na execução sonora das palavras), morfológico (nos morfemas que compõem as palavras), sintático (organização das frases), semântico (significado) e lexical (compêndio de palavras).
Uma variação pode ser estudada dentro de umacomunidade de fala formada por indivíduos que compartilham traços linguísticos comuns que os distinguem de outros grupos que se comunicam entre si com mais frequência que com outros e compartilham normas e atitudes comuns em relação à língua.
































2. Fenômenos Linguísticos em “A língua de Eulália”


1. Rotacização que é a troca de L por Rnos encontros consonantais, este pode ser explicado através da origem nas palavras no latim que recebiam R, mas com o passar do tempo essas palavras sofreram modificações, porém alguns falantes não tiveram ciência disso e assim estão preservando os traços do português arcaico.

2. Eliminação das marcas de plural redundantes ocorre quando apenas uma palavra que completa o sentido está no plural.3. Yeismo que é a troca de LH por I, essas mudanças ocorreram devido a ser mais cômodo pronunciar I do que LH.

4. Simplificação das conjunções verbais, por exemplo, Eles gosta, Nós gosta, Vocês gosta.

5. Assimilação é a transformação de ND em N e de MB em M, isso se explica porque essas consoantes são dentais e o som de uma está próximo de outra.

6. Monotongação é uma tendência fonéticahistórica de apagamento da semi-vogal nos ditongos crescentes ou decrescentes. Redução do ditongo OU em O, exemplo poco (pouco) e ropa (roupa), EI em E, exemplo chêro (cheiro) e quêxo (queixo), E e O átonos pretônicos, exemplo bibida (bebida) e furmiga (formiga).

7. Contração das proparoxítonas em paroxítonas que não é exclusivo do português não-padrão que tem um ritmo paroxítona, já quepalavras proparoxítonas em Latim passaram a ser paroxítonas também no português padrão, exemplo arvre (árvore).

8. Desnasalização de vogais postônicas que ocorre na norma padrão e não-padrão, caracteriza-se por eliminar o som nasal das vogais que estão depois da sílaba tônica, o que é uma tendência natural da língua, exemplo home (homem).

9. Arcaísmo que surgiu devido ao português arcaico ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A língua de eulália
  • A lingua de eulalia
  • A lingua de eulalia
  • A lingua de eulalia
  • A lingua de eulália
  • Língua de eulália
  • A lingua de eulalia
  • A língua de eulália

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!