A língua como elemento identitário.

Páginas: 3 (750 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
A língua como elemento identitário.

Nós vivemos em um país rico culturalmente e essa pluralidade também pode ser vista na linguagem. Grande parte da heterogeneidade linguística tem suas raízes nahistória do país, pois ele foi povoado em diferentes épocas por pessoas de várias partes do mundo. As palavras que nós falamos têm origens francesa, árabe, indígena, europeia, africana, etc. Essasheranças linguísticas podem ser percebidas mais claramente ainda hoje em dialetos como do Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Outro fator que influencia na variação é a grandeza geográfica doBrasil, por ser um país muito extenso e algumas comunidades, antigamente, não terem acesso à escrita e ao mundo globalizado, elas acabavam voltando-se apenas para suas próprias raízes culturais.Segundo a Sociolinguística, ciência que estuda as variações linguística, há diversos tipos de variações, como a diastrática, que acontece em diferentes camadas sociais ou até mesmo em profissõesdistintas, a variação diatópica, que é aquela que ocorre devido à localização do indivíduo dentro do espaço geográfico, é a forma própria de registro de uma “comunidade”, há a variação diamésica, queacontece devido ao uso da língua na modalidade escrita ou oral, na qual há características próprias como grau de monitoramento e espontaneidade, há também a variação diafásica que relaciona-se ao registro,ou seja, é quando uma mesma pessoa pode mudar sua linguagem de acordo com o contexto comunicativo e com seu interlocutor e existe também a variação diacrônica que se refere ao tempo, pessoas de épocasdiferentes apresentam um modo de se expressar e uma escolha vocabular distinta.
Todas essas variações, apesar de estarem presente na vida cotidiana dos alunos, não são conhecidas e compreendidasadequadamente.
O primeiro passo, em se tratando de variação linguística, para uma compreensão da língua e da forma como ela se manifesta é o conhecimento por parte do aluno dessas diversas variações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • língua de sinais como marcador identitário e cultural .
  • Analise de elementos da lingua portuguesa
  • Elementos de coesão e coerência em o poder da língua
  • Elementos de coesão do texto "poder da língua"
  • Língua Portuguesa: Categorias ou elementos do texto narrativo
  • Identitário
  • A INFLUÊNCIA DAS LÍNGUAS AFRICANAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL: COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO.
  • 7º ano Língua Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!