A Justiça de Aristóteles no Filme - O JUlgamento

Páginas: 4 (769 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA – FAVIP
DEVRY – BRASIL
DIREITO 1º PERÍODO – TURMA 1304










PLÍNIO FABRÍCIO GREGÓRIO DA SILVA






RELATÓRIO

FILME :
O JULGAMENTOCARUARU
2013









PLÍNIO FABRÍCIO GREGÓRIO DA SILVA





RELATÓRIO

FILME :
O JULGAMENTO





Trabalho desenvolvido durante a disciplina de I.E.D –I , como parte integrante de avaliação do período em questão sobe orientação da Professora Raíssa Braga.



CARUARU
2013
FILME - O JULGAMENTO 

Baseado no conceito de justiça defendido porAristóteles, faça uma análise crítica em relação ao comportamento do promotor, do advogado, do réu e do Juiz, Enfatizando a palavra justiça como alicerce do poder judiciário.


Aristóteles define quea Justiça é uma virtude, um hábito comum ao ser humano que busca proporcionar o bem comum, para ele é uma das maiores virtudes do ser humano. O mesmo propõe a justiça como sendo um composto de atos eações capazes de produzir a felicidade.
No filme “O julgamento” a busca por essa Justiça se faz presente em todos os personagens em questão. O Promotor, a meu ver, por exemplo, buscouincessantemente cumprir a lei e de uma forma justa proporcionar o bem comum para cada um dos envolvidos. Ele propõe um acordo que a princípio poderia ser uma saída coerente para todos.
Não percebo que o Promotorestava ali somente com a intenção de condenar o réu. Ele busca Justiça e que como se sabe, todos os atos, que estão conforme a LEI são atos justos e o cumprimento das leis se torna uma ação justa efoi isso que o Promotor tentou fazer. Proporcionar a Justiça, independente dos elementos discursivos que envolviam um poder social aquisitivo maior ou menor no contexto do filme.
O Juiz, como sediz no próprio Art.5º da Lei de Introdução ao Código Civil: “Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum”. Foi exatamente isso que fez o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aristoteles e a Justiça
  • Justiça em Aristoteles
  • Aristoteles e a justiça
  • Justiça em aristóteles
  • justica em aristoteles
  • Justiça em aristóteles
  • justiça para Aristoteles
  • A justiça de Aristóteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!