A Judicializa O Da Pol Tica E A Politiza O Do Judici Rio

3836 palavras 16 páginas
A judicialização da política e a politização do Judiciário" é de autoria do ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e foi publicado hoje(19)no site Consultor Jurídico:
"O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, desde o iniciar do atual mandato, priorizou a discussão, elaboração e aprovação da Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento. E o fez corretamente. A agenda política, pautada na necessária tentativa de provar ser possível o desenvolvimento econômico em sintonia com o social é matéria urgente e fundamental para o país. O Brasil, que já é grande no mundo econômico, não pode ser pequeno na questão social. Ademais, não se pode perder a rara oportunidade de contribuir para o histórico momento vivido pelo Brasil, quer no campo interno, quer no cenário internacional. Além do maior período de estabilidade política da República, os novos parâmetros sociais e econômicos põem-nos em condições excepcionais e nunca antes experimentadas. Não mais se aplica lacônica máxima de que o "Brasil é jovem país do futuro". Não, futuro chegou-nos agora. Nós já somos os protagonistas da nossa própria História.
Também não se pode esquecer que o Conselho reúne as condições ideais para a realização desta tarefa, vez que engloba, numa única assentada, as mais relevantes experiências produzidas no país. Não sem razão busca o Conselho operar através do consenso entre os que, embora diferentes em vários aspectos, têm em comum o interesse no desenvolvimento do país. E é exatamente dentre as diferenças, típicas de um país-continente, que se busca uma Agenda que case em uma só palavra desenvolvimento econômico e progresso social, este último, sem dúvida, imprescindível em um país ainda marcado pela desigualdade social, regional e educacional. Eis porque, repetidamente, palavras como política de Estado, reformas, repactuação federativa, incentivo fiscal, investimento, infra-estrutura, tecnologia, política de Estado, educação, erradicação da

Relacionados