A Jornada Do Hero I Em Star Wars Uma Nova Esperanc A

1613 palavras 7 páginas
Luisa Helena Cavalleri Durante
41424184
5˚CTM

A Jornada do Herói em Star Wars: Uma Nova Esperança

O Mundo Comum: O “mundo comum” é o espaço cotidiano do herói, o ambiente seguro onde ele vive. O herói pode se apresentar insatisfeito com este mundo e possui um forte desejo de modificá-lo (e/ou sair dele).
É o caso de Luke Skywalker em Uma Nova Esperança, que está entediado morando com seus tios no desolado planeta desértico Tatooine, vivendo como um simples fazendeiro, e ansioso para sair de lá e se unir à Rebelião a fim de lutar contra o Império. É esta a situação “comum” do herói, seu dia-a-dia, que é apresentado ao espectador antes dele se embrenhar no “mundo especial” (a aventura, que vem a seguir).

O Chamado à aventura: Quando o herói subitamente se depara com um desafio, ele precisa decidir se o enfrenta ou não. Geralmente acontece algo que modifica o mundo comum do herói ele é então convidado a partir a fim de restaurá-lo. Essa ocasião é chamada de “conflito”, que pode ser externo, interno, ou ambos. O chamado à aventura concede rumo à história, e deixa claro qual é o objetivo do herói.
Em Uma Nova Esperança isso ocorre no momento em que Luke descobre a mensagem da Princesa Leia destinada a Obi-Wan Kenobi, clamando por ajuda, pois foi raptada por Darth Vader. Com o objetivo do herói estabelecido, resta a dúvida se ele será capaz de cumpri-lo, e como fará isso. Certas vezes o herói é forçado a agir, como é o caso no filme, quando R2-D2 (o robô portador da mensagem) foge, e Luke se vê obrigado a recuperá-lo.

O Encontro com o Mentor: O mentor é o responsável por estimular o herói a partir para a aventura, servindo como guia e concedendo conselhos. Em Uma Nova Esperança o arquétipo do mentor é representado por Obi-Wan Kenobi, que resgata Luke e seus dróides do ataque de violentas criaturas nômades nativas do planeta. Obi- Wan revela ser o destinatário da mensagem, e acolhe Luke em sua morada, se

Relacionados