A JORNADA DO ESCRITOR VOGLER

1183 palavras 5 páginas
A JORNADA DO ESCRITOR VOGLER
1. Mundo Comum
Porque tantas histórias são jornadas que levam heróis e público para Mundos Especiais, a maioria delas começa estabelecendo um Mundo Comum como base de comparação.
1.1. MUNDO COMUM
O Mundo Especial da história só é especial se podemos vê-lo em contraste com um mundo cotidiano do qual o herói se distancia. O Mundo Comum é o contexto, a primeira base e o background do herói.
2. O Chamado da Aventura
Várias teorias de roteiro usam outros nomes para o Chamado da Aventura, tais como o incidente inicial, catalizador, intrusão ou gatilho. Todos concordam que algo tem que acontecer para que a história comece a fluir, uma vez que o trabalho de apresentar o personagem principal esteja feito.
2.1. O CHAMADO DA AVENTURA
O Chamado da Aventura pode vir na forma de uma mensagem ou um mensageiro. Pode ser um novo evento como uma declaração de guerra, ou a chegada de um telegrama dizendo que você tem que se matricular em Hogwarts.
3. A Recusa ao Chamado
É natural que os heróis reajam de primeira tentando evitar a aventura. Até Cristo, no Jardim de Getsêmani na véspera da Crucificação, rezou: “Afasta de mim este cálice.” Ele estava simplesmente checando para ver se havia um jeito de evitar a provação. Será ela realmente necessária?
4. Encontro com o Mentor Às vezes a ideia de recusar o Chamado até ter tido tempo para se preparar para a “zona desconhecida” não é tão má. Na mitologia e no folclore essa preparação pode ser feita com a ajuda da figura protetora e sábia do Mentor, cujos muitos serviços ao herói incluem proteger, guiar, testar, treinar e fornecer presentes mágicos.

5. Travessia do Primeiro portal
O herói está agora no portal do mundo da aventura, o Mundo Especial do Segundo Ato. O chamado foi ouvido, dúvidas e receios foram expressados e afastados e toda a preparação necessária foi feita. Mas o movimento real, a ação mais difícil do Primeiro Ato ainda permanece. A Travessia do Primeiro portal é um ato da

Relacionados