A istoria dos surdos e a inclusao das crianças no ensino fundamental

Páginas: 11 (2744 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
A HITÓRIA DOS SURDOS E A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

A abordagem desse artigo demonstrara aspecto histórico-cultural, considerando que a relação entre o homem e a sociedade é sempre mediada por produtos culturais humanos. Vivemos momentos históricos marcados pelo surgimento de novas leis direcionadas aos surdos como não deficientes. Pois toda criança deambos os sexos, independente da raça, cor e religião tem direito fundamental a educação. E assim o Brasil começou a implantar políticas de inclusão para os alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino, por considerar esta uma forma mais efetiva de aplicar a educação centrada na criança e assegurar a oportunidade de ter um nível aceitável de conhecimento.



INTRODUCAODurante muito tempo, os surdos eram vistos como seres incapazes e deficientes, isto porque, a ausência da fala fazia com que essas pessoas fossem consideradas como desumano, ou seja, não eram capazes de terem uma relação com a sociedade.

Para tanto, a educação de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais, é muito complexa e vem sendoconquistada por meio de muitas lutas, desde a idade antiga até os dias atuais.

A inclusão não pode ser definida apenas como escolar, ela acontece em vários ambientes por onde passamos e observamos crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais nas ruas, sendo marginalizadas, torturadas, e, muitos condenados até a morte como acontecia nos séculos anteriores.A inclusão de surdos no mercado de trabalho ainda sofre discriminação permanecendo assim privados de educação de cultura, de lazer.

A inclusão não se faz pela força, e nem simplesmente de mudanças de sala ou transferência para de uma escola especial, mas sim, pelo preparo do sistema educacional e da sociedade, revendo preconceitos e estigmas a fim de que possa criarnovas práticas, como a preparação dos professores e das crianças consideradas “normais” para que possam aprender a conviver com as diferenças.


1 HISTÓRIA DOS SURDOS





O início da história dos surdos no Brasil deu-se em 1857, durante o império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou o Instituto Nacional dos Surdos-Mudos no Rio de Janeiro. Após formar aprimeira turma de professores, em 1954, o Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, em 1957, passou a se chamar Instituto Nacional dos Surdos. 

Os anos 50 foram marcados por uma série de ações importantes, como a criação do primeiro curso normal para professores na área da surdez (1951). Neste ano, o INES recebeu a visita de Helen Keller, cidadã americana, surdacega, cuja trajetória devida é um exemplo até os dias de hoje.
Em 1952 foi fundado o Jardim de Infância do Instituto e no anos seguinte criou-se o curso de Artes Plásticas, com o acompanhamento da Escola Nacional de Belas Artes. Em 06 de junho de 1957, o Instituto passou a denominar-se Instituto Nacional de Educação de Surdos.
1970 a 1980. Na década de 70 foi criado o Serviço de EstimulaçãoPrecoce para atendimento de bebês de zero a três anos de idade.
No início dos anos 80, com a criação do Curso de Especialização para professores na área da surdez, o INES investe na capacitação de recursos humanos.
Em 1977 foi fundada a FENEIDA (Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Auditivos), cujos participantes na direção da instituição naépoca, eram apenas pessoas ouvintes. Os surdos eram tratados e reabilitados, assim devolvidos para o convivio com a sociedade.
 
Em 1987 foi criada a Associação Brasileira dos Surdos, cuja finalidade é lutar pelos direitos dos surdos, a FENEIDA passa a se chamar FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos). O ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) passa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão de surdos no ensino superior
  • A inclusão do surdo no ensino regular
  • A inclusão do surdo no ensino regular
  • Inclusão do surdo no ensino regular
  • A inclusão de crianças com deficiência intelectual nas séries iniciais do ensino fundamental
  • Dislexia em crianças de ensino fundamental
  • EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE SURDOS NO ENSINO REGULAR
  • INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!