A invensao

Páginas: 10 (2269 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014


MODERNISNO 2ª FASE-POESIA

Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 a 1945. O período foi extremamente rico tanto na produção poética como na prosa.
No plano internacional, vives-se a depressão econômica, o avanço do nazi-facismo e a Segunda Guerra Mundial; no plano interno dá-se a ascensão de GetulioVargas e a consolidação de seu poder com a ditadura do Estado Novo.
Nesse panorama os artista da época é que as pesquisas estéticas se ampliam e o artista apresenta-se preocupado com o destino dos homens, o “estar-no-mundo”.
Em 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial, as explosões atômicas, a criação da ONU e, no plano nacional, a derrubada de Getulio Vargas, abre-se um novo período na histórialiterária no Brasil.

POESIA

É o período de maturação e de regionalismo, revelando-se, após as conquistas da geração de 1922, uma fase muito rica na produção de prosa e poesia. Reflete o momento histórico conturbado, reinante não só na Europa, mas também no mundo.
Poesia - Nesta fase construtiva predomina a prosa, enquanto a poesia se apresenta de forma mais amadurecida. Não precisa mais serirreverente e experimentalista, nem chocar o público; agora familiarizado com a nova maneira de expressão. As influências de Mário e Oswald de Andrade estão presentes na produção poética pós Semana de Arte Moderna. Os novos poetas dão continuidade à pesquisa estética anterior, mantendo o verso livre e a poesia sintética.
A nova técnica está marcada pelo questionamento mais vigoroso da realidade,acompanhada da indagação do poeta sobre seu fazer literário e sua interpretação sobre o estar-no-mundo. Conseqüentemente, surge uma poesia mais madura e politizada, comprometida com as profundas transformações sociais enfrentadas pelo país. Ampliando os temas da fase anterior, volta-se para o espiritualismo e o intimismo, presentes em certas obras de Murilo Mendes, Cecília Meireles, Jorge de Lima eVinicius de Morais.



Principais Características

A poesia da segunda fase do Modernismo representa um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geração de 1922: é possível perceber a influência exercida por Mário e Oswald de Andrade sobre os jovens que iniciaram sua produção poética após a realização da Semana. Lembramos, a propósito, que Carlos Drummond de Andrade dedicou seu livrode estréia, Alguma poesia (1930), a Mário de Andrade. Murilo Mendes, com seu livro História do Brasil, seguiu a trilha aberta por Oswald, repensando nossa história com muito humor e ironia, como ilustra o poema "Festa familiar":

"Em outubro de 1930
Nós fizemos - que animação!
Um pic-nic com carabinas."

Formalmente, os novos poetas continuam a pesquisa estética iniciada na década anterior,cultivando o verso livre e a poesia sintética, de que é exemplo ó poema "Cota zero", de Drummond:

"Stop. A vida parou
ou foi o automóvel'?"

Entretanto, é na temática que se percebe uma nova postura artística: passa-se a questionar a realidade com mais vigor e, fato extremamente importante, o artista passa a se questionar como indivíduo e como artista em sua "tentativa de explorar e deinterpretar o estar no mundo". O resultado é uma literatura mais construtiva e mais politizada, que não quer e não pode se afastar das profundas transformações ocorridas nesse período; daí também o surgimento de uma corrente mais voltada para o espiritualismo e o intimismo, caso de Cecília Meireles, de Jorge de Lima, de Vinícius de Moraes e de Murilo Mendes em determinada fase.

É um tempo dedefinições, de compromissos, do aprofundamento das relações entre o "eu" e o mundo, mesmo com a consciência da fragilidade do "eu". Observemos três momentos de Carlos Drummond de Andrade em seu livro Sentimento do mundo (o título é significativo), com poesias escritas entre 1935 e 1940:

"Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo"

Mais adiante, em verdadeira profissão de fé, declara:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • invensao
  • invensao do nordeste
  • A invensão da Psicanalise
  • Invensão do Avião
  • A invensão da américa
  • a invensão da política
  • Resenha A invensão das Tradições.Resenha
  • Fichamento: a invensao do nome america latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!