A invenco das tradições, trdição das terras altas

635 palavras 3 páginas
Criar Condições para uma Troca Equitativa e Relações Igualitárias

Como vimos, o turismo é, antes de tudo, uma questão comercial de dimensão industrial. Quanto mais consciência do fato tiverem os interessados, melhor será. Constatamos também que as relações comerciais entre os turistas e a população local, entre as regiões de origem e as regiões turísticas, não se desenrolam sempre de forma correta. Os custos e os benefícios são divididos de maneira desigual, e isso à custa da população local. Das teses que se seguem, diversas tratam da melhoria das relações de troca. O ideai seria que os dois campos atacassem juntos os problemas causados pelo turismo, que os promotores e os investidores turísticos encontrassem representantes nas regiões turísticas, a fim de planejarem e mandarem juntos o desenvolvimento turístico. Até o momento, que eu saiba, existem pouquíssimos exemplos dessa forma de cooperação. Pierre Lainé criou, na França. e no Senegal, quatro lugares de veraneio, concebidos de acordo com as regras de um "desenvolvimento harmonioso.
Essa tese se fundamenta sobre uma realidade que tende a ser esquecida nas regiões turísticas: o crescimento do turismo, isto é, o aumento das pessoas que chegam das capacidades de alojamento e de transporte, da entrada de divisas ou de qualquer outro critério de avaliação do crescimento não implica, necessariamente, o crescimento da propriedade.
Os. Riscos que implica especialmente em razão da forte dependência do estrangeiro, das estações do ano e das circunstâncias quase não são evocados.
E preciso evitar, a qualquer preço, a monocultura turística. É essencial frear e ate mesmo bloquear, provisoriamente, o desenvolvimento galopante das infraestruturas turísticas, mediante medidas relativas à urbanização do território e do controle do mercado da construção.
Harmonizara desenvolvimento turístico implica, antes de tudo, desembaraçar o nó dos interesses, muitas vezes contraditórios, e estabelecer uma ordem de prioridades.

Relacionados