A invenção de morel

Páginas: 3 (560 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
O ATO DE FINGIR, O IMAGINÁRIO E A DESAUTOMATIZAÇÃO EM ADOLFO BIOY CASARES


A INVENÇÃO DE MOREL

Adolfo Bioy Casares



Em sua obra A invenção de Morel, Adolfo Bioy Casares, seleciona osfatos da realidade, irrealizando cada um deles, desautomatizando as suas funções convencionais.

Na realidade há a existência do amor por uma pessoa viva, mas não existe a possibilidade de serimortal e na tecnologia de 1940 não existia nenhuma máquina capaz de projetar pessoas e cujo funcionamento era através da força das marés.

O autor desautomatiza o amor, quando aborda o amor do narradorpor uma imagem, imagem de uma pessoa que já tinha morrido e que ele nunca conheceu; desautomatiza a tecnologia, quando aborda a existência de uma máquina que é capaz de projetar a imagem de pessoas comas suas aparências, sensações e tridimensionalidade dos corpos, com a intenção de tornar imortais essas pessoas; desautomatizando assim, de certa forma, a morte.

O ato de fingir de Bioy Casaresimplica na irrealização do real e o tornar-se real. Para seu ato de fingir ele usa o próprio imaginário, para assim atingir o imaginário dos leitores. Enquanto o fictício irrealiza o real, o imagináriodá ao tematizado uma aparência da realidade, e isso acontece porque a seleção dos fatos reais tem um caráter de acontecimento. E sendo assim, o leitor em seu imaginário tem a impressão de que aquiloque Casares escreveu é real, realmente aconteceu. O tema torna-se real no imaginário, tanto do autor como do leitor.

O ato de fingir é uma transgressão da realidade, sendo assim, essa transgressãoreformula o mundo formulado, fazendo com que o tema abordado seja verossímil, pois leva o leitor à progressiva familiaridade com aquilo que parece estranho e sem sentido, fazendo-o acreditar que aquilopode se tornar real. É o caso da máquina de Morel que hoje pode ser comparada às filmadoras e retroprojetores que projetam as imagens gravadas em televisões e telões.

No entanto, a obra de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Invenção
  • A invenção
  • Invenção da xérox
  • a invenção da infancia
  • A invenção dos termômetros
  • A reinvenção da invenção
  • A Invenção do Kinect
  • A invenção da Psicanálise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!