A invenção da infancia

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 7 de maio de 2012
Pedagogia 2, 1° semestre - Polo Itanhaém
Natali Garcia Daniotti Matrícula 217946

Atividade Integrada Módulo 04

De acordo com o que foi visto no vídeo “ a invenção da infância” podemosdestacar que ainda em alguns lugares do nosso país as pessoas vivem em situações que infelizmente já não deveriam acontecer tais como: mortalidade infantil, fome, trabalho infantil, analfabetismo entreoutros. O vídeo mostra uma realidade muito difícil onde crianças têm que trabalhar para ajudar no sustento da família, trabalhando-se muito, com uma remuneração quase que em uma situação de escravidão,com riscos e danos ao seu bem estar físico, psicológico e social.
Enquanto nos grandes centros com pessoas de maior poder aquisitivo podemos notar que as crianças apesar de viverem em uma situaçãoprivilegiada e que possuem recursos financeiros para obterem os serviços necessários tais como: boas escolas, atividades físicas, saúde, lazer, entre outros, essas crianças possuem horários rígidos emseu cotidiano que não permitem que elas tenham infância.
No entanto podemos observar que nem as crianças que vivem em estado de miséria e nem as crianças com todos os seus recursos vivenciam esseperíodo denominado infância.
Cabe então aos órgãos governamentais criar condições para as famílias menos favorecidas para que tenham melhores condições de trabalho para que tirem a responsabilidadedo sustento da família de seus filhos.
Sendo assim a escola entra com o papel socializador tentando reverter esta situação, conscientizando nossa sociedade da importância do resgate dos valoresmorais, sociais e éticos, trazendo a família para dentro da escola, e tentando fazer com que essa realidade mude.Para que nossas crianças aprendam o valor da infância e a importância do brincar.
Noentanto, nós como cidadãos, temos que ter a consciência e a responsabilidade de entender nossas ações e tentar de alguma forma mudar esta realidade que ainda é muito presente dentro da nossa sociedade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a invenção da infancia
  • A invenção da infância
  • invençao da infancia
  • invenção da infancia
  • A invenção da infância
  • A invenção da infância
  • A invenção da infancia
  • A INVENÇÃO DA INFANCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!