A invenção da infância

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 14 de abril de 2012
O documentário “A Invenção da Infância”, mostra a situação em que crianças de lugares diferentes do nosso país, vivem, de acordo com suas condições sociais.
É mostrado a situação do nordeste, ondeas condições de vida são péssimas, (uma situação) de miséria absoluta, onde crianças trabalham, ao invés de estarem na escola, para ajudar a família a sobreviver. As crianças desta região que vão àescola enfrentam uma série de dificuldades para chegar à mesma, e as escolas são muito precárias em sua infraestrutura. As salas de aula são simples, com apenas mesas, cadeiras e um quadro que aprofessora realiza o processo de alfabetização. Alunos estudam juntos, mesmo tendo um conhecimento diferente, ora mais desenvolvidos, ora menos desenvolvidos, prejudicando o desenvolvimento de todos.
Naregião sul/sudeste do país, encontra-se uma realidade que faz um contraste bem definido com a realidade do nordeste. As crianças vão à escola todos os dias, as escolas têm uma infraestrutura bastanteavantajada em relação às do nordeste. As escolas possuem mais recursos de informação, como televisão, telefone e internet. Alunos são separados em classes nos diversos níveis de aprendizagem. Cadernos,livros e acessórios são os mais lindos e desejados. Tem lousa, mas também quadro branco, telas como as de cinema. Mostra o cotidiano de algumas crianças, que dizem que passam o dia vendo televisão, oujogando videogame, ou passeando pela internet.
É um contraste tão grande entre as duas realidades que nem parecem ser de um mesmo país, em que, de acordo com a Declaração Universal dos DireitosHumanos, “toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política oude outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”, temos todos os mesmos direitos. Mas, isso parece não funcionar em nosso país. Talvez por falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a invenção da infancia
  • invençao da infancia
  • invenção da infancia
  • A invenção da infancia
  • A invenção da infância
  • A invenção da infância
  • A invenção da infancia
  • A INVENÇÃO DA INFANCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!