A INVASAO NORTE AMERICANA NO AFEGANISTAO E NO IRAQUE

Páginas: 6 (1251 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
A INVASAO NORTE AMERICANA NO AFEGANISTAO E NO IRAQUE
A invasão do Afeganistão ocorreu porque a milícia Taleban, que governava o país, dava abrigo à Osama Bin Laden. Já a invasão do Iraque foi resultado e uma mistura de ignorância, arrogância, manipulação e ingenuidade.

Quando assumiu a presidencia, justiça seja feita, George W. Bush não pensava em iniciar qualquer guerra. Ele era umignorante que mal conhecia o próprio país e tinha ainda menos conhecimento sobre o mundo (algo absurdo para um presidente de uma superpotência mundial). Mas os atentados de 11 de setembro o obrigaram a iniciar uma guerra contra o Taleban no Afeganistão.

Mas ao invés de prosseguir a guerra até capturar Bin Laden, ele seguiu os conselhos de uma parte de seus auxiliares, conhecidos como neocons, queachavam que a única maneira de os EUA se manterem a salvo de novos atentados era guerrear contra todos os países que não se adequassem à visão deles de democracia. Segundo os neocons, qualquer um desses países era um aliado potencial de grupos terroristas como os que haviam atacado em 11 de setembro, e portanto deviam ser atacados antes que pudessem atacar os EUA. Os principais seriam Iraque, Irã eCoréia do Norte (o "Eixo do Mal") além de Síria, Cuba e outros.

O Iraque foi o primeiro a ser atacado, porque já estava internacionalmente isolado e enfraquecido. Depois dele viriam Irã, Síria e assim por diante. No entanto, a invasão a princípio vitoriosa, provocou aumento da resistência na medida em que os americanos passaram a impor aos iraquianos um modelo de governo sem consultá-los. Oterrorismo aumentou ao invés de diminuir e os planos de "transformar a face do Oriente Médio", derrotando os demais países do "Eixo do Mal" tiveram de ser abandonados.

3- O ATENTADO EM LONDRES

Os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres, também conhecidos como atentados ao metrô de Londres, referem-se a uma série de explosões que atingiram o sistema de transporte público da capital britânica, namanhã de quinta-feira, 7 de julho de 2005, em plena hora do rush.
No centro de Londres, houve quatro explosões em menos de uma hora, atingindo três trens do metrô (London Underground) e um ônibus (autocarroPE) de dois andares da London Buses. Os primeiros relatos informaram a ocorrência de 37 mortes. Já em 8 de julho, a estimativa era de pelo menos, 50 mortos. Ao final das operações deemergência, 52 mortes e cerca de 700 pessoas feridas foram confirmadas.
Os incidentes levaram ao completo fechamento da rede do London Underground e à interdição de muitas ruas próximas às estações afetadas. Os serviços de trem para as estações londrinas foram cancelados durante a maior parte do dia e a rede de ônibus da cidade foi paralisada, na zona central.
O Comissário da Polícia Metropolitana deLondres disse que as explosões provavelmente estariam ligadas a um "grande ataque terrorista", mas não especulou sobre qual teria sido o grupo responsável pelos ataques. Os atentados aconteceram enquanto o Reino Unido era o anfitrião do 31º encontro do G8, no Gleneagles Hotel, em Perthshire, e um dia após Londres ter sido escolhida como a sede dos Olimpíadas de 2012.
Foi o pior ato de terrorismo noReino Unido desde o Atentado de Lockerbie, em1988, quando 270 pessoas morreram.

Locais atacados
Às 8:50h do dia 7 de julho de 2005, três bombas explodiram no sistema demetrô de Londres, o London Underground, com um intervalo de até 50 segundos. Menos de uma hora depois, outra bomba explodiu em um ônibus da London Buses. Os veículos afetados foram:
o trem 204, que passava pela Circle Line,viajando entre Liverpool Street e Aldgate, tendo deixado a estação St. Pancras de King's Cross apenas oito minutos antes;
o trem 216, indo na direção oeste, também na Circle Line, tendo recém deixado a plataforma 4 da estação Edgware Road, indo para Paddington. Um trem próximo, vindo na direção contrária, também foi danificado1 e uma parede também caiu;
o trem 311, viajando entre St. Pancras de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A invasão do Iraque e do Afeganistão pelos EUA
  • Invasão dos estados unidos ao afeganistão e iraque
  • Invasão Cultural Norte-Americana
  • Invasão cultural norte americana
  • A Invasão Cultural Norte Americana
  • A invasão cultural norte-americana (resumo)
  • Invasao cultural norte americana no brasil
  • invasão cultural norte americana no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!