A introducao a Critica a economia politica marcou o inicio do apontamentos econ micos de Marx dos anos de 1857 a 1958

3835 palavras 16 páginas
RELATÓRIO DAS AULAS DE KARL MARX.
NESTE PEQUENO ESBOÇO, ABORDAMOS SOBRE A INTRODUÇÃO A CONTRIBUIÇÃO A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA, A IDEOLOGIA ALEMÃ E A CHAMADA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA.
DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA I
PROF(A)S: EDILA, SONIA E TANIA
CURSO DE MESTRADO SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
DISCENTES: ROBERTO EDUARDO BASTOS LISBOA E JUDIL VIRGÍLIO MARRUPE

Critica a Economia Política
A introdução a Critica a Economia Política marcou o início do apontamentos econômicos de Marx dos anos de 1857 a 1958, este conjunto foi publicado pela primeira vez em Moscou em 1939 muito depois da sua morte. Tomemos atenção ao facto de que este título não foi atribuído por Marx e não foi ele quem organizou a sua publicação.
Estudos econômicos de Marx
O texto sobres a obra supra citada, está dividida em quatro partes, sendo a primeira a Produção, a segunda as Relação Geral da Produção com a Distribuição, a terceira O método da economia política e a quarta a Produção, os Meios de Produção e relação de produção.
Na primeira parte onde Marx aborda sobre a produção, ele inicia com uma discussão critica teórica á Economia Politica Clássica, que foram representados por Smith e Ricardo, e também traz nesta discussão a obra do contrato social de Rousseau, no qual Marx salienta a sua essencial diferença de concepção em relação as anteriores e as contemporâneas. Para Marx os autores anteriormente citados cometeram um grave erro ao se limitarem nas aparências, ao não entenderem o indivíduo na sociedade como um resultado histórico, na medida em que, possuem uma visão natural da natureza humana, no sentido de que, para eles o homem foi posto com tal pela natureza. Esta posição é partilhada por todos antigos e novo da era contemporânea de Marx.
Após esta breve discussão Marx procura trazer, qual seria o objeto deste estudo. Neste sentido, o autor, inicia esclarecendo, que o seu estudo incide sobre uma determinada época histórica da produção burguesa moderna (afirma ele que constitui o tema

Relacionados