A introdução de O&M em panificadores familiares do municipio de Jardim do Seridó

Páginas: 11 (2511 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Resumo
O interesse desse artigo é mostrar a possível introdução do O&M em panificadores familiares do município de Jardim do Seridó, este trabalho visa o estudo, bem como a metodologia de campo utilizada, em uma forma de mostrar os sistemas e métodos existentes ou não, em pequenas panificadoras. Os principais pontos são observar e definir quem administra como é feita a elaboração dos seusprocessos, os possíveis processos de transição do negocio entre gerações, a influencia do fator familiar nos rumos da organização, quais os métodos utilizados, quais possibilidades viáveis a serem implantados para tornar a produção mais eficaz e como o gestor da empresa age na questão de introdução de novos métodos.
Introdução
As organizações familiares existem como meio de sobrevivência dosindivíduos desde as épocas mais remotas da história humana, por muitos séculos os negócios familiares foram voltados para atividades agropastoris, e em muitos casos uma pequena vila era composta apenas por um grupo familiar, e com o trabalho organizado por um patriarca se tornava praticamente autossuficiente. Essa cultura manteve sua estrutura mudando, características cronológicas, fortalecida em váriosmomentos históricos que tinha por comercialização de pequenos excedentes da produção, pode-se destacar, dentre eles, o Feudalismo.
É importante salientar que a evolução das organizações está diretamente relacionada a o grau de tecnologia, ao fator social e a cultura, assim é possível afirmar que há organizações nos mais diversos níveis de evolução, desde as mais arcaicas, principalmente emlocalidades isoladas e/ou resistentes a globalização, até as que são essencialmente tecnológicas.
Foi a partir da cultura de se organizar em família para produzir possibilitou o desenvolvimento de formas de trabalho com grande capacidade empreendedora e inovadora. Todos esses aspectos foram adquiridos pela nova forma de trabalho criada com o fenômeno da revolução industrial, era notoriamente comumque a direção das indústrias fosse de membros/sócios do mesmo grupo familiar.
Estas empresas são, hoje, em absoluta maioria, de pequeno porte (produções artesanais, pequenos comércios, padarias, prestadores de serviço) que podem ou não está inseridos no próprio ambiente familiar, todavia este tipo de empresa não é, em sua totalidade, de pequenos negócios, há muitos exemplos de empresas quecomeçaram ou se tornaram de médio e grande porte, como por exemplo: Votorantin, Itaú, Rede Globo, Malhas Hering.
Esse tipo de organização traz um aspecto característico por conter como um fator determinante para sua sobrevivência e evolução: as relações familiares. A empresa tende a viver a inconstância das relações racionais/emotivas, é praticamente impossível dissociar os conflitos profissionais dosconflitos pessoais, essa gestão baseada no empirismo organizacional acarreta problemáticas.
A empresa torna-se uma extensão da família, os bens da empresa, erroneamente, não são claramente distintos dos bens pessoais, isto se deve principalmente, a ausência de distinção da pessoa física da pessoa jurídica, a empresa não é vista como independente.
Tudo isto reflete principalmente na evolução daorganização, as decisões tendem ser tomadas baseando-se nos métodos empíricos, o gestor tem visão limitada e arcaica, não há planejamento, em muitos casos, há um comodismo, não se tem o anseio por crescimento.
Este cenário é modificado quando há, por parte das novas gerações, a busca por profissionalização, ao adquirir capacidade e competência técnica e confrontar com a cultura da organização épossível aos novos gestores encontrar falhas e criar estratégias e mecanismos para que a organização evolua satisfatoriamente.
Isto não é uma tarefa fácil, principalmente quando há um compartilhamento das decisões com gestores antigos, é comum que haja choques de ideias, as mudanças propostas são barradas, a inovação é oprimida, em muitos casos a ponto que não é possível a interação na gestão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE APODI
  • Introdução DST planejamento familiar
  • 1. Introdução
  • Planejamento Familiar e m todos contraceptivos
  • O&m parques eólicos
  • Processos erosivos jardim américa do município de deodápolis – ms
  • Usina Eólica no Município de Bom Jardim da Serra
  • Estudo da evolução populacional do municipio pernambucano de belo jardim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!