A INTERVEN O DO SERVI O SOCIAL EM DIFERENTES ESPA OS OCUPACIONAIS1

4733 palavras 19 páginas
A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM DIFERENTES ESPAÇOS OCUPACIONAIS1
Luana Diwie Thomaz da Silva2
Regina Panceri3
Resumo: Na atualidade muitas pessoas ainda possuem uma visão distorcida da profissão de Serviço Social, baseada na história do surgimento da profissão que nasceu da filantropia religiosa. Esta profissão traz uma gama de espaços sócio-ocupacionais e muitas possibilidades de expansão e desenvolvimento com as novas formas da divisão do trabalho que surgem com o capitalismo. Através deste artigo foi possível apresentar as possibilidades de intervenção do profissional de Serviço Social em algumas áreas de atuação, bem como os principais instrumentais utilizados durante o processo de trabalho do Assistente Social. Menciona-se uma noção básica das políticas da criança e do adolescente, idoso e habitacional, contextualizando a profissão nos diferentes espaços de atuação vivenciados pela autora durante o período de estágio curricular supervisionado.
Palavras-chave: Serviço Social, espaço ocupacional, política da criança e adolescente, idoso, habitação e terceiro Setor.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo foi produzido a partir de algumas experiências obtidas em campo de estágio curricular supervisionado no período de 2006 a 2011, realizados em segmentos governamentais e não governamentais. A intenção da escolha do tema foi transmitir tanto para acadêmicos e profissionais de Serviço Social, quanto para profissionais de outras áreas e comunidade, a diversidade de possibilidades de atuação do Serviço Social.
A metodologia utilizada deu-se com base em pesquisa bibliográfica apontando as contribuições de diferentes autores que abordam o Serviço Social e suas especificidades, bem como exemplos de alguns espaços ocupacionais e instrumentais utilizados, além de indicar a importância das políticas públicas, enfatizando-se aquelas relacionadas às experiências vivenciadas.
Este artigo tem como objetivos específicos demonstrar alguns espaços ocupacionais e as possibilidades de

Relacionados