A intervenção

Páginas: 81 (20227 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM TDAH
Cibele Lucia Alkmim e Eunice Barros Ferreira Bertoso:
Sumário
A intervenção psicopedagógica em crianças com TDAH
RESUMO
O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é responsável por uma série de prejuízos médicos sociais, especialmente, dificuldades escolares. É classicamente caracterizado por alterações dos sistemas motores,perceptivos, cognitivos, de comportamento, comprometendo o aprendizado da criança com potencial intelectual adequado. Esta pesquisa tem como objetivos: buscar novas reflexões sobre o trabalho do psicopedagogo com crianças com TDAH; verificar quais são as técnicas que os psicopedagogos utilizam no atendimento de intervenção com as crianças TDAH; e investigar quais as dificuldades que os psicopedagogosenfrentam no tratamento de crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, abrangendo aspectos quantitativos. Com a intenção de coletar e discutir informações sobre a atuação dos psicopedagogos diante de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, tendo como ponto de partida as opiniões dos mesmos. Os sujeitos foram selecionadosa partir da disponibilidade de tempo e aceitação da participação na pesquisa respondendo com clareza e atenção ao questionário. Foram escolhidos, numa amostra de conveniência, 12 psicopedagogos que atuam em escolas e clínicas particulares da Zona Sul de São Paulo. Para coleta de dados, foi escolhido o questionário com questões abertas e fechadas, entregue aos psicopedagogos. O primeiro contato comos participantes foi o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a participação na pesquisa, após a aprovação do Comitê de Ética. Quando os psicopedagogos foram questionados sobre o preparo 40% relataram que estão preparados, 27% afirmam pouco preparados, 25% despreparados e 8% muito preparados. Na dimensão atendimento de pacientes/clientes com TDAH, se buscam auxílio deoutros profissionais, 65% responderam que com psicólogo, 24% com terapeuta ocupacional, 5% com fonoaudiólogo e a minoria, 2%, com psiquiatra. Nesta questão os investigados poderiam assinalar mais do que uma alternativa. Constatou-se como respostas elencadas dos sujeitos entrevistados, que 49% mostraram utilizar como recursos jogos em suas intervenções. E ainda 37% apontaram a música, 7% afirmam quefazem uso de livros paradidáticos, 5% atividades objetivas/criativas e dramáticas e a minoria materiais simbólicos. Com a realização desta pesquisa, pudemos concluir que o psicopedagogo carrega consigo a enorme responsabilidade de assegurar a aprendizagem de seus clientes/pacientes. Os dados mostraram que a maioria dos psicopedagogos sempre estão em busca de novos recursos, cada vez mais lúdicos edinâmicos que atendam as necessidades de seus clientes/pacientes.
Palavras-chave: intervenção, psicopedagógica, crianças, TDAH.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o TDA, com ou sem Hiperatividade, é considerado um dos problemas comportamentais crônicos da infância mais comuns. Sua identificação aumentou exponencialmente nos últimos anos, e o número de crianças que recebem medicação estimulante por contadeste diagnóstico é crescente e preocupante. Ou estamos diante de uma situação em que o problema é mais diagnosticado porque estamos mais conscientes dos sinais e sintomas que o caracterizam, ou o conceito do TDAH é entendido por alguns de modo tão abrangente que acaba sendo aplicado a muitos indivíduos que, na verdade, não apresentam esta condição (Schwartzman, 2001).
Portanto, dificuldade é anegação ou a falta de alguma habilidade. As dificuldades de aprendizagem são decorrentes de aspectos naturais ou secundários, são passíveis de mudança através de adequação ambiental, de aspectos secundários, alterações estruturais, mentais, emocionais ou neurológicas, que repercutem nos processos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas. Na opinião de MARZOCCHI (2004):...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • intervenção
  • intervenção
  • intervenção
  • Intervenção
  • Intervenção
  • intervençao
  • intervençao
  • Intervençao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!