A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Páginas: 8 (1787 palavras) Publicado: 30 de maio de 2015


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL







DANIELLY de oliveira santos







A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA









Colatina
2015

DANIELLY de oliveira santos
















A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA







Projeto Interdisciplinar, apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná. Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas De Estatística e Indicadores Sociais, Processos de Trabalho e Serviço Social e Comunicação Na Prática Do Assistente Social.

Orientadores: Professores Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rodrigo Zambom.
Tutor Eletrônico: Jaqueline Massoni
Tutor de Sala: Elaine Carneiro Mota


Colatina
2015

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO3
2 – PROBLEMATIZAÇÃO 4
3 - OBJETIVOS 5
3.1 – OBJETIVO GERAL 5
3.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS 5
4 - JUSTIFICATIVA 5
5 - METODOLOGIA 6
6 – REFERENCIAL TEORICO 6
7 – CRONOGRAMA DA PESQUISA 8
8 – ORÇAMENTO 9
9 – RESULTADO ESPERADO 9
REFERENCIAS 10



1 – INTRODUÇÃO


O consumo de drogas aumentou no Brasil nos últimos anos, na contramão da tendência mundial de estabilidade. O país também se consolidoucomo centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores.
O aumento do consumo de crack no Brasil pode ser observado pela frequência com que se encontram pessoas consumindo a droga nas ruas.
Além disso, a imprensa a cada dia apresenta histórias de famílias que vivem o drama de ter alguém viciado na droga.
O Brasil vem ganhando importância cada vez maiorno circuito econômico das drogas. Além de ser o segundo maior país consumidor de cocaína do mundo, depois dos Estados Unidos.
Entende-se que a adolescência é uma fase conflituosa da vida devido às transformações biológicas e psicológicas vividas. Surgem as curiosidades, os questionamentos, à vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomaras suas próprias decisões.
É o momento em que o adolescente procura a sua identidade, não mais se baseando apenas nas orientações dos pais, mas também, nas relações que constrói com o grupo social no qual está inserido, principalmente o grupo de amigos.
Nery Filho e Torres (2002) apontam que a amizade torna-se uma relação de pessoas específicas no qual o adolescente cria novos laços afetivosestabelecendo assim, um círculo social reduzido e homogêneo, em que os jovens encontram sua própria identidade num processo de interação social.
Também realizamos uma análise sobre a instituição familiar, que é o eixo que move as relações sociais dos indivíduos. Desta maneira, compreendemos que a família enquanto instituição socializadora deveria ser conhecida desde seus primeiros modelos deconstituição até aos moldes mais contemporâneos onde sua estrutura toma diversas formas.
Relações familiares saudáveis desde o nascimento da criança servem como fator de proteção para toda a vida e, de forma muito particular, para o adolescente.
O estudo sobre a adolescência tem se aprofundado cada vez mais em virtude da preocupação que estes suscitam as autoridades governamentais, principalmente nas áreas dasaúde e da educação. Este termo, que significa o período de vida iniciada na puberdade, e que acaba quando o jovem entra no que, culturalmente, se considera a idade adulta, é caracterizado por intensas transformações. É durante essa fase que o indivíduo se desenvolve físico e emocionalmente adota comportamento influenciado pelo meio sócio-ambiental.
É fundamental ajudar os adolescentes nacompreensão e vivência dessa fase de transição para a adulta, valorizando-os como sujeitos da sua historia, destacando a família e a escola como espaços primordiais para formar a opinião desses sujeitos no sentido da promoção da saúde e qualidade de vida.

2 – PROBLEMATIZAÇÃO

O presente estudo pretende caracterizar a importância da Intervenção do Serviço Social no Tratamento do Dependente Químico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O servico social inserido no tratamento da dependencia quimica: uma analise do caps ad
  • um olha do serviço social da dependência quimica
  • Um olhar do serviço social sobre a dependência química
  • TRATAMENTO DE DEPENDENCIA QUIMICA
  • tratamento de dependência química
  • Tratamento da dependência química
  • PROCESSO DE INTERVENÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA
  • tratamento de Dependência Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!