A intervenção didática em uma abordagem interacional de ensino-aprendizagem da língua materna: os percursos de uma pesquisa

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
A INTERVENÇÃO DIDÁTICA EM UMA ABORDAGEM
INTERACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
MATERNA: OS PERCURSOS DE UMA PESQUISA

Liliane Vanesia Simão da Silva

Muito já se discutiu eainda se discute a respeito de como o ensino aprendizagem da língua materna LM, deve acontecer. Observa-se que essa discussão gira, em torno de questões ligadas a conteúdos e, consequentemente, daconcepção de língua/linguagem na qual o professor opta para nortear o seu trabalho. Os trabalhos voltados para o ensino-aprendizagem da LM costumam focalizar teorias ou descrições provenientes dediferentes áreas das ciências da linguagem que o professor se propõe a aplicar na sala de aula. Porém, no que diz respeito à intervenção didática, nota-se que, normalmente, esta é tratada a partir do ponto devista da Pedagogia e não como algo específico do campo do ensino-aprendizagem das línguas.
Além de a intervenção didática ser abordada do ponto de vista da Pedagogia, observa-se que arealidade vista na aula dada por um professor de LM de uma escola estadual, vê-se que ele tenta de sua forma passar o conteúdo aos seus alunos, no intuito que eles aprendam, mas seus procedimentos de ensinonão chegam a atingir esse objetivo, pois nesse caso ele fez a leitura de dois textos de fácil compreensão para os alunos, e em seguida uma interpretação rápida feita por ele mesmo oralmente, ou seja,sem interação com os alunos, sem o diálogo, os alunos não opinaram enfim, não conseguiu passar para os alunos a ideia que os textos viriam a transmitir.
Na Pedagogia aborda-se aspectosrelacionados com a atividade docente, como a postura do professor, a relação pedagógica, a variação de métodos, técnicas e recursos, a organização espacial.
Com isso o professor, para inovar sua práticaem sala de aula, busca normalmente uma variação de técnicas ou da espacialização, como, por exemplo, trabalhar em grupo ou montar os alunos em círculo, acreditando ele que isso é suficiente para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS
  • As práticas de letramento no ensino-aprendizagem de língua materna
  • SOCIOLINGÜÍSTICA: UMA FERRAMENTA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
  • Sequencia didatica-lingua materna
  • Sociolinguistica e o ensino de lingua materna
  • Por um ensino eficaz da língua materna
  • Ensino da língua materna
  • O ensino da lingua materna na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!