A interpretaçao dos sonhos

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2012
1 – Qual foi a contribuição que Freud deu à Interpretação dos Sonhos?
A descoberta do complexo de Édipo, foi de grande importância para o futuro da psicanalise

2 – Qual é a função da interpretação do sonho?
“é a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente” e também o melhor caminho para o estudo da neurose.

3 – Explique a deformação onírica?
O sonho de umaforma disfarçada de realização de desejos e que nessa medida incide sobre ela uma censura.onde o sonho lembrado que é relatado ao interprete foi submetido a uma deformação cujo objetivo é proteger o sujeito do catater ameaçador dos seus desejos.

4 – Explique o método psicanalítico da interpretação do sonho.
O que é interpretado psicanaliticamente não é o sonho,mas seu relato,o que oferece ainterpretação de sonhos são os enunciados e estes devem ser substituídos pelo analista por outros enunciados mais primitivos e ocultos que seriam a expressão do desejo do pcte.

5 – Explique os mecanismos fundamentais do trabalho do sonho.
1. Condensação
O conteúdo manifesto do sonho é sempre menor do que o conteúdo latente. Ela pode operar de três maneiras:
• Omitindo determinados elementosdo conteúdo latente
• Permitindo que apenas um fragmento de alguns complexos do sonho latente apareça no sonho manifesto.
• Combinando vários elementos do conteúdo latente que possuem algo em comum num único elemento do conteúdo manifesto.
2. Deslocamento
O descolamento tal como a condenação é obra da censura e opera de duas maneiras:
• Pela substituição de um elemento latente por um outromais remoto que funcione em relação ao primeiro como uma simples alusão.
• A segunda maneira é quando o acento é mudado de um elemento importante para outro sem importância.
3. Figuração ou consideração à figurabilidade

Consiste na seleção e transformação dos pensamentos do sonho em imagens, essa transformação não afeta a totalidade dos pensamentos oníricos, pois também aparecem no sonhomanifesto pensamentos.
4. Elaboração secundária
Consiste numa modificação do sonho a fim de que ele apareça sob a forma de uma história coerente e compreensível. A elaboração secundária consiste em fazer com que o sonho perca sua aparência de absurdidade aproximando-o do pensamento diurno.

6 – Por que o sonho é sobredeterminado e superinterpretado?
Todo sonho é sobredeterminado, pois um mesmoelemento do sonho manifesto pode nos remeter a séries de pensamentos latentes inteiramente diferentes, ou seja, a uma pluralidade de fatores determinantes. Essa sobredeterminação atinge tanto o sonho manifesto como um todo, como seus elementos considerados isoladamente, isso acontece por que o sonho é construído a partir de uma massa de pensamentos oníricos, aqueles elementos que possuemarticulações mais fortes e numerosos formam o conteúdo onírico.
Os pensamentos que formam o conteúdo latente do sonho em nada diferem dos pensamentos de vigília, por isso eles são submetidos a uma deformação por causa da censura, através da elaboração onírica. É, portanto, a elaboração onírica que constitui propriamente o sonho, e não o conteúdo manifesto ou os pensamentos latentes.
A sobredeterminaçãodiz respeito á relação do conteúdo manifesto com os pensamentos latentes e não aos pensamentos latentes entre si os elementos do conteúdo latente que estão associados, por exemplo, a um determinado conteúdo manifesto não precisam estar associados ente si.
A sobredeterminação se aplica a toda formação do inconsciente.
A questão da sobredeterminação nos remete a superinterpretação, ou seja, a umasegunda interpretação com outro significado do sonho diferente daquele que foi obtido pela interpretação original.
A superinterpretação pode aplicar-se aos sonhos pelo seu caráter sobredeterminado (imposta pela elaboração onírica), como pode decorrer de o analisando apresentar novas associações ao material oferecido originalmente ao analista (imposta pela multiplicação do material associativo),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interpretação dos sonhos
  • A interpretação dos sonhos
  • A interpretação dos sonhos
  • Interpretação dos sonhos
  • Interpretação de sonhos
  • Interpretação dos sonhos
  • interpretaçao dos sonhos
  • A interpretação dos sonhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!