A interpretação dos sonhos

Páginas: 7 (1745 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
Em sua obra, titulada “A interpretação dos sonhos”, Freud afirma que os sonhos são essenciais para a fundamentação da psicanálise, pois o sonho foi um processo dotado de sentido e passível de ser inserido na cadeia de experiências psíquicas do sonhador, e este é abriga a realização de um desejo. O livro representa o nascimento da teoria da analise dos sonhos, que Freud descreveu como “o caminhoreal para o inconsciente.”
Para interpretar os sonhos, Freud se utilizava do método de associação livre para revelar o conteúdo latente que se baseia no processo primário, em contraste, os processos secundários do pensamento de vigília, quando se está acordado, estão relacionados com o conteúdo manifesto. A interpretação do sonho é o reverso do “trabalho do sonho”.
Na elaboração onírica, o autorfaz referência ao esquecimento dos sonhos e indaga que este se deve à pressão da resistência, imposta pela censura que tem origem no recalque e é o caso mais extremo de sua ação. Quando um fragmento é esquecido e posteriormente lembrado, este deve ser considerado a parte mais importante do sonho, pois é o que houve mais resistência e consequentemente tendo sido quase esquecido. No livro, Freudcita como exemplo, o sonho dos desagradáveis companheiros de viagem. Também há relações com o estado de vigília e sono, por exemplo, quando se acorda no meio da noite e se interpreta o sonho e depois se volta a dormir, e se acorda na manhã sem se lembrar nem do sonho nem da interpretação, embora se saiba que aconteceram. Freud afirma que o esquecimento remete ao estado de recalque.
Em seu texto,Freud cita algumas objeções feitas a sua obra. Como por exemplo, Morton Prince, que afirmou que o esquecimento é apenas um caso particular da amnésia
ligada aos estados mentais dissociados, de que é impossível estender sua explicação dessa amnésia especial. Como resposta a crítica, Freud Alegou que o recalque (ou, mais precisamente, a resistência criada por ele) é a causa tanto das dissociaçõesquanto da amnésia ligada ao conteúdo psíquico destas.

O sonho, para Frud, pode também ser interpretado de forma fracionada. Dessa maneira, o sonho não é interpretado de uma só vez. E o trabalho e interrompido e retomado outro dia. Assim, outra parte do conteúdo pode ter a atenção atraída e desse modo teremos acesso a outra camada dos pensamentos oníricos.

Freud dizia que não é possívelinterpretar todos os sonhos por força das resistências. Mas é sempre possível caminhar um pouco. Na maioria das vezes, uma série de sonhos está baseada num fundo comum.  Diferentes sonhos na mesma noite têm em geral o mesmo conteúdo latente. Essa série de sonhos seria chamada, cadeia de sonhos e nesses casos a interpretação é feita em conjunto. No caso de sonhos consecutivos, às vezes o segundo tomacomo central um tema periférico do primeiro, o que leva a interpretações complementares
Ao se tratar de regressão, Freud conta com a idéia que os pensamentos são vivenciados no sonho, de forma sensória e no presente e procede a construção de um aparelho formado por: Pré consciente, Inconsciente e Pré Consciente. No Inconsciente está o impulso para a formação dos sonhos, desde que se considere comotal o desejo onírico. O Inconsciente força entrada no Pré consciente até à consciência. A regressão consiste na “… resistência que se opõe ao avanço de um pensamento para a consciência pela via normal…“, ao mesmo tempo em que lembranças de grande força sensorial exercem atração sobre ele. Nos sonhos a regressão ainda é facilitada pela cessação da corrente progressiva, e em outros casos énecessário uma compensação por outros fatores. Nos sonhos e casos patológicos a distribuição de energia deve ser diferente, já que na vida normal não há revivescência. A consideração à representabilidade pode ser vinculada à atração seletiva dessas lembranças.
O autor afirma que os sonhos estão diretamente relacionados com a realização de desejos. Os desejos são idéias que reconhecemos durante o dia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interpretação dos sonhos
  • A interpretação dos sonhos
  • Interpretação dos sonhos
  • A interpretaçao dos sonhos
  • Interpretação de sonhos
  • Interpretação dos sonhos
  • interpretaçao dos sonhos
  • A interpretação dos sonhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!