A internet e a globalização

Páginas: 11 (2717 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
A INTERNET E A GLOBALIZAÇÃO


O homem primitivo não era globalizado porque não se integrava, e não se integrava porque não se comunicava. Por isso uma língua universal permite a integração. A tecnologia avança a passos largos e as barreiras das distâncias diminuem a uma insuspeitada velocidade. Os limites técnicos de comunicação estão sendo superados a cada dia, o que não ocorre com a barreirada língua. A revolução nas comunicações promove a globalização e representa um avanço para a integração mundial. Apresenta, entretanto, como contrapartida, um desafio e um risco. Quando o acesso á informação se torna um fim e não um meio, a pessoa pode empobrecer-se tanto em aquisição de conhecimento, ciência, que só é possível adquirir pelo estudo, quanto na procura e conquista da sabedoria, queé um saber em profundidade, essencial, alcançado pela reflexão e muito distante do simples acúmulo de dados.

1. INTRODUÇÃO.
A comunicação exige um meio de comunicação. No caso humano é a linguagem. As línguas favorecem o relacionamento entre as pessoas e servem para estabelecer elos. Ao mesmo tempo a comunicação exige também um instrumento para transmitir a linguagem, seja por meio de sinaisde fumaça, luminosos, com alto falantes, megafones, rádio, TV ou Internet.
Duas barreiras, portanto, limitam a comunicação: a linguagem comum, que permite a compreensão, e um instrumento que permita e facilite a comunicação. A diferença de línguas é assim um obstáculo para a comunicação e, indiretamente, para a globalização. A outra barreira é tecnológica.
A globalização é um processo que seinicia com a comunicação. O advento da globalização traz inúmeras vantagens, porém apresenta sofismas e desafios. A análise desse processo exige reflexão. A comunicação e a ponta do iceberg. A comunicação favorece o relacionamento econômico, o diálogo político e tem um papel importante também cultural e em termos de valores. Para ir ao âmago da globalização é preciso analisar não só a comunicação,mas também a economia, a política e os valores.
Dentre esses parâmetros, o trabalho relata a junção globalização x Internet e como essa parceria tem sido fundamental para todas as áreas da nossa vida, tal como para a evolução do homem como sociedade e mundo.




2. O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nasúltimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologiasde informação - telefones, computadores e televisão.
As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países. A globalização é marcada pelaexpansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonalds, por exemplo, possui 18 mil restaurantes em 91 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. Segundo pesquisa do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade de São Paulo, em 1994 as maiores empresas do mundo (Mitsubishi, Mitsui, Sumitomo, General Motors, Marubeni, Ford, Exxon, Nisshoe Shell) obtêm um faturamento de 1,4 trilhão de dólares. Esse valor equivale à soma dos PIBs do Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela e Nova Zelândia.
Outro ponto importante desse processo são as mudanças significativas no modo de produção das mercadorias. Auxiliadas pelas facilidades na comunicação e nos transportes, as transnacionais instalam suas fábricas sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A internet e a globalização
  • Globalização
  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!