A internet como suporte para educação à distância(1)

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
EAD fortalecida pela TIC

Marcia Cainelli Avanço

Resumo

A EAD no Brasil é,atualmente,um campo em notável crescimento,mas cheio de polêmicas e desafios.Até pouco tempo atrás,a EAD era considerada uma modalidade de esnsino de segunda categoria,sem prestígio e credibilidade,principalmente no ensino superior.Atualmente,odesenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação(TICs),vem impulsionando esse crescimento,reduzindo assim,os preconceitos.
A introdução das TICs na educação pode não representar uma inovação pedagógica,pois a utilização das modernidades tecnológicas nas velhas práticas educacionais,não é garantia de uma nova educação,mas sim uma nova ferramenta de trabalho.Sendo assim,o critério paraanalisar uma proposta de EAD parece não estar na mediação tecnológica,mas no conhecimento didático-pedagógico que se entende tanto no suporte tecnológico,como à sua utilização na mediação pedagógica.


Palavras-Chave

Educação Mediada, Tecnologia da Informação e Comunicação,Avaliação de Aprendizagem, Satisfação dos Estudantes.


Introdução

O texto contempla um estudo crítico ecomparativo sobre a Educação Convencional e a Educação Mediada, onde num momento de mudança contínua,em que o profissional é seu próprio gerenciador e seu conhecimento é de grande importância para o compartilhamento de novas situações para sua organização, o processo de Educação Mediada contribui de maneira efetiva para a aprendizagem.No ambiente virtual o conhecimento é construído e reconstruídodesenvolvendo a capacidade de trabalhar, planejar e decidir em grupo através de um modelo de ensino-aprendizagem autônomo e colaborativo.
O Ensino Mediado por Tecnologia tem modernizado a aprendizagem através de mudanças num modelo expositivo de conteúdos, característica de processos presenciais, oferecendo a possibilidade de reformulação constante dos cursos e de monitoramento da aprendizagem doaluno. A aprendizagem por meio de ambientes virtuais é uma prática cada vez mais consolidada em diversas instituições educacionais.A expansão desta modalidade, está diretamente ligada à escolha da tecnologia para construção e utilização destes ambientes e esteja submetida a uma estratégia didático-pedagógica, compatível com as necessidades dos usuários.
(Niquini e Botelho, 2002).Fundamentação Teórica e Discussão

Muitas são as diferenças pedagógicas que separam o ensino convencional e o ensino mediado. O primeiro ocorre sempre através do contato professor-aluno personalizando o processo de aprendizagem de acordo com as potencialidades do aluno e o outro enfatiza a auto-aprendizagem sobre um conteúdo voltado a um público geral (SANTOS & TOLEDO, 1999). O material didático, emalguns casos serve de apoio à aula tradicional, e em outros é parte da própria aula.
Na Educação Mediada o material didático precisa passar por um processo diferente da simples produção dos textos e ilustrações, que eram o foco do material didático tradicional, impresso (FLEMMING, 2004). O aprendizado que era obtido em sala de aula durante uma exposição de assuntos do professor para o aluno,com a internet passa a ocorrer, em frente ao computador, a partir da observação de um equipamento tecnológico.Tal condição determina a importância da dinamização do material e da metodologia que formata um curso mediado ou à distância, ou seja, a busca pelo movimento áudio-visual do conteúdo virtual como forma de comunicação conteúdo-aluno, aluno-tutor, aluno-aluno, auxiliando assim seu processode aprendizagem (RITZEL, 2004).
As possibilidades de uso de mídias cada vez mais interativas alteram , a concepção do que é educação mediada. Para Romero Tori(2004), “o corolário é a convergência entre educação mediada e educação convencional, rumo a um novo conceito, que integra o potencial de aproximação oferecido pelas tecnologias interativas ao melhor da educação tradicional”. Cursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O impacto da internet na educação a distancia
  • A educação a distância e a internet como ferramenta de apoio à educação
  • Educacao A Distancia Via Internet Em Grandes Corporacoes 2
  • A IMPORTÂNCIA DE GESTÃO DE POLOS PRESENCIAIS COMO SUPORTES AO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA
  • Educaçâo a distância e ensino a distância
  • EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • educação a distancia
  • Educação a distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!