A INTERNET COMO INOVAÇÃO NA ESTRATÉGIA – OS CASOS DO EMPREENDEMIA E DA LIKESTORE

Páginas: 16 (3929 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
A INTERNET COMO INOVAÇÃO NA ESTRATÉGIA – OS CASOS DO EMPREENDEMIA E DA LIKESTORE
Alice Mendes Maximo
(alicemmaximo@gmail.com)
Tomás Gaspar de Souza Lima
(tgslima@gmail.com)

Resumo

Este artigo apresenta uma breve discussão sobre as definições de estratégia apresentada por alguns autores para situar o leitor nos conceitos utilizados ao longo do artigo por seus autores. Aindaestabelecendo uma base teórica comum, é apresentado um conceito de internet, um rápido contexto histórico de sua criação e a relação da internet com a estratégia das empresas. A base teórica também é formada pelo conceito de redes sociais, que será utilizado para apresentar duas empresas inovadoras que fazem seu uso para desenvolver tanto seu negócio, quanto o de outras empresas. As empresas apresentadas aquisão o Empreendemia, uma rede social de empresas que visa facilitar os negócios business to business e a Likestore, um aplicativo das rede social Facebook, que faz o intermedio de compras entre pequenas empresas e os usuários do Facebook visando os negócios business to consumer.

Palavras-chave: Estratégia. Internet. Redes Sociais. B2B. B2C.











THE INTERNET AS AN INOVATION INSTRATEGY – THE CASES OF EMPREENDEMIA AND LIKESTORE
Alice Mendes Maximo
(alicemmaximo@gmail.com)
Tomás Gaspar de Souza Lima
(tgslima@gmail.com)



Abstract

This article presents a brief discussion about the definitions of strategy presented by some authors to better locate the reader in the concepts utilized through this article by its authors. Still to better establish a commontheoretical basis, it is presented a concept of internet, a quick historical context of its creation and the relation between the internet and the strategy used by the enterprises. The theoretical basis is also formed by the concept of social networks, which will be used to present two innovative enterprises that made use of social networks to develop not only its own business, but also the business ofother enterprises. The ones presented here are the Empreendemia, a social network composed of enterprises which aims to facilitate business to business arrangements and the Likestore, an app on Facebook social network that is used as a middleman between small business and Facebook users who want to buy something, focusing on the Business to Consumer relationship.

Key-words: Strategy. Internet.Social Networks. B2B. B2C.






1 Introdução

A intenção deste artigo é relacionar como a estratégia de uma empresa pode se beneficiar ao se alinhar com a internet, especialmente com redes sociais. O artigo visa também explorar algumas iniciativas inovadoras nessa área, como é o caso do Empreendemia e da Likestore, duas iniciativas diferentes que podem ser utilizadas por qualquer empresapara ampliar seu leque de opções no negócio. A pesquisa foi realizada através de consulta à bibliografia teórica sobre o tema e consulta a sites e vídeos relacionados às instituições estudadas, bem como entrevistas não-estruturadas com membros das empresas estudadas.

2 Estratégia

Para que esta relação seja estabelecida é necessário que alguns conceitos fundamentais estejam bem definidos ede acordo com a intenção do artigo. O primeiro conceito a ser abordado é o conceito de estratégia.  Uma das definições mais clássicas é a de Chandler (1962), na qual ele afirma que estratégia consiste na determinação daqueles objetivos de longo prazo mais básicos de uma determinada empresa e na adoção de ações e alocação de recursos para que esses objetivos sejam atingidos. É uma boa definição e amais difundida, mesmo que intrinsecamente, entre as pessoas leigas nessa área.

Outra definição, essa de grande fama no meio acadêmico, vem de Porter (1980). Porter diz que “estratégia competitiva são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas  e assim obter um retorno maior sobre o investimento”. Essa é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inovação da internet
  • Inovacao Estrategia
  • Estratégia e internet
  • A inovação como principal estratégia empresarial – Estudo de Caso “Cirque du Soleil”
  • 351Artigo Estrategia e Inovacao Inventta
  • Estratégia de negócio com foco em inovação
  • Metodologia cientifica estrategia e inovação
  • Estrategia A Relação entre a Inovação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!