A INTERNACIONALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE1

1658 palavras 7 páginas
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE
A Contabilidade, segundo nossa visão, é um produto do meio e se desenvolveu harmoniosamente com o ser humano, tanto na área social como econômica. Esta ciência não conseguiu ser restrita a uma única nação. Primeiro porque trabalha com informações e estas são importantes para todos os seus usuários e podem romper barreiras territoriais.
De acordo com Echternacht (2006 Apud Mueller, 1994) assegura que a internacionalização da contabilidade é resultado direto da internacionalização do ambiente político e econômico, formando assim uma relação de dependência interpaíses tanto em seus negócios quanto em seus investimentos, logo a internacionalização contábil se tornou de fato, inevitável.
Estamos vivendo um momento internacional, onde é possível perceber que a governança corporativa e a gerência exercida pelas empresas multinacionais e nacionais estão cada vez mais eficientes e percebendo a grande vantagem de se oferecer transparência das informações contábeis (MACIEL, 2009).
É possível evidenciar que existe uma grande variedade de práticas contábeis pelo mundo e de acordo com os autores citados anteriormente muitos são os motivos e causas deste fenômeno que acabam sendo influenciados constantemente pelo ambiente que estão inseridos. Deste modo, é imprescindível que normas e princípios respeitem as peculiaridades de cada nação visto que é de grande importância evidenciar estas características nacionais.
1.2. HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL COM AS IFRSs E SUA IMPORTÂNCIA
Realizando uma harmonização entre os países tornaria a linguagem contábil universal, favorecendo uma maior comunicação e um maior fluxo de troca de informações através dos relatórios contábeis. A normalização contábil pode ser entendida como um esforço da classe contábil que visa restabelecer e a regulamentar as regras contábeis usuais, de conformidade com padrões previamente analisados, discutidos e aprovados, tornando-as de cumprimento obrigatório no país.
No mercado

Relacionados

  • MATEM TICA FINANCEIRA E ESTAT STICA
    57085 palavras | 229 páginas