A internacionalização das micro e pequenas empresas e a importância da marca no âmbito internacional

Páginas: 19 (4677 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
A Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas e a Importância da Marca no Âmbito Internacional
Acadêmica: Pamela F. Maciel RESUMO

O fenômeno da globalização e a abertura das economias mundiais intensificaram a constante expansão das empresas para novos mercados. O processo de internacionalização é a forma das organizações estenderem seus negócios para o exterior e participarem docomércio internacional. Por meio das exportações, as empresas têm a oportunidade de se introduzirem no mercado internacional e se desenvolverem. Desse modo, o presente artigo buscou demonstrar a importância do marketing e do planejamento estratégico internacional na inserção de produtos e serviços para o mercado externo, em especial ao que diz respeito às micro e pequenas empresas. Além disso, teve comoobjetivo destacar as vantagens de se utilizar a marca como ferramenta de vendas e o diferencial competitivo que a gestão de marcas fortes confere as empresas. O estudo fundamentou-se no marketing e mix de marketing internacional, na internacionalização de empresas, nas marcas, em questões ambientais e informações de MPEs do setor vestuário da cidade de Brusque/SC, quanto aos tipos de inovaçõesimplementadas por elas. O artigo foi de método qualitativo com cunho descritivo. Ficou evidente a necessidade de planejamento adequado para o mercado internacional e as vantagens competitivas que uma marca bem posicionada e forte confere as empresas e seus produtos em todos os mercados. Palavras-chaves: Internacionalização. Micro e Pequenas Empresas. Marcas.

1 INTRODUÇÃO Cada vez mais, há umaumento no índice de negociações de âmbito internacional. A globalização proporcionou significativa integração entre as nações, garantindo o acesso a novos países, culturas, mercados por meio dos avanços tecnológicos, das quedas das barreiras comerciais, diminuindo as distâncias geográficas e estabelecendo mudanças no cenário econômico dos países. (CANCLINI, 2007). Assim, com o crescimento do comérciointernacional e das oportunidades globais a internacionalização proporciona as empresas sustentar negócios com outros países e ter acesso a novos mercados. Para as micro e pequenas empresas (MPEs), a internacionalização confere desenvolvimento, competitividade e lucratividade. No entanto, é um processo que exige análise, preparo e o estabelecimento de estratégias inteligentes para garantirsucesso no mercado internacional, já que os mercados encontram-se altamente competitivos. Neste contexto, a importância do planejamento estratégico internacional para as MPEs quanto a sua participação no comércio internacional são apresentados nesse artigo. Além de identificar as vantagens e implicações da atuação internacional e os modos de inserção para novos mercados, ele tem o objetivo de demonstraras vantagens competitivas no estabelecimento de marcas fortes para o mercado internacional.

1

2 INTERNACIONALIZAÇÃO Em verdade, a globalização possui influência tanto em aspectos econômicos, quanto políticos e sociais. É uma tendência inevitável, e as empresas sempre serão os alvos deste movimento. O fato é que o comércio internacional não significa mais apenas exportar o que se produz emexcesso e importar o que não é garantido pela produção interna, mas sim, uma questão de sobrevivência para os países. Atualmente, as empresas são levadas a estabelecerem objetivos comerciais internacionais. A concorrência de produtos e serviços estrangeiros é uma realidade diária para as empresas, que precisam manter a competitividade no mercado doméstico dos bens importados, da mesma forma queprecisam ampliar horizontes e desenvolverem uma visão global. (ASSUMPÇÃO, 2001; NOSÉ JR., 2005). Sendo assim, a internacionalização das empresas diz respeito à própria sobrevivência das organizações em mercados cada vez mais competitivos. “A empresa que domina apenas seu mercado doméstico corre o risco de perdê- lo. Concorrentes externos fortes acabarão por entrar nesses mercados e questionar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Internacionalização das micro e pequenas empresas
  • Importancia micro e pequenas empresas
  • a importancia da micro e pequenas empresas
  • A importancia de micro e pequenas empresas
  • a importância das micro e pequenas empresas
  • Importância do marketing nas micros e pequenas empresas
  • A importância da contabilidade nas micro e pequenas empresas
  • A importância da contabilidade nas micro e pequenas empresas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!