A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ATENDENTE DE DEMANDA OU PROTAGONISTA DE DESENVOLVIMENTO?

4131 palavras 17 páginas
A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
ATENDENTE DE DEMANDA OU PROTAGONISTA DE
DESENVOLVIMENTO?
Belmiro Marcos Beloni belmiro@utfpr.edu.br UTFPR - UNICENTRO
Pierre Alves Costa alvespierre@hotmail.com UNICENTRO
INTRODUÇÃO
O desenvolvim ento econômico no Paraná a partir de meados do século
XX está intrinsecamente relacionado delimitação territorial dos municípios e das regiões do Estado. A maioria dos municípios foram emancipados a partir de
1950, tendo então perspectivas de presença de políticas públicas. A educação no contexto desta proposta é vista com o uma política pública, que preconiza nas legislações desta a partir de 1961 o caráter formativo e universalizante, bem como de instrumento de inserção no ambiente produtivo.
O Ensino Superior tam bém fora interiorizado, sendo que o Paraná possui
7 universidades e 5 faculdades no interior do Estado, atendendo a formação principalm ente em bacharelados e licenciaturas.
Os centros urbanos em crescente m odificação da matriz produtora, principalm ente

com

mecanização

na

agricultura,

dos arranjos

para

a

industrialização da matéria prima, necessitam também da mudança no atendim ento de formação técnica e tecnológica, bastante distante do oferecido pelo ensino superior no interior. Neste ínterim, o CEFET-PR poderia, com sua consolidada experiência na form ação para trabalho na produção na crescente indústria da Capital e adjacências, alavancar uma perspectiva de formação técnica e posteriorm ente superior, que redimensionasse as perspectivas de transformação na produção no interior.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi instituída pela Lei n. 11.184, de 07 de outubro de 2005, que dispõe a transformação do

CEFET-PR, em Universidade Especializada na área de tecnologia e m ulticampi a partir da Unidades de Ensino Descentralizadas (UNEDs).
O CEFET-PR, como era designada a UTFPR antes da transformação bem como toda a Rede Federal

Relacionados