A INTERFERÊNCIA DO BRINCAR, DO LÚDICO E DA INFORMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

2037 palavras 9 páginas
A INTERFERÊNCIA DO BRINCAR, DO LÚDICO E DA INFORMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Adotar o jogo como metodologia curricular significa abrir espaço para a subjetividade, para o novo e o desconhecido. Isso não significa negar a imitação, negar a realidade estabelecida, negar limites. O limite é inevitável; ele está presente até no próprio corpo da criança, e ela o experimenta quando, por exemplo, deseja apanhar um objeto no alto e percebe que seu braço é demasiadamente curto. Portanto, mesmo que se quisesse, não poderíamos eliminar os limites da experiência. O importante é que a criança vivencie os limites, porém na sua integridade. É preciso vivenciar os dois aspectos da realidade: o sim e o não. Estamos apenas tentando permitir que o sim apareça de forma mais enfática, e a motivação por meio do jogo representa um caminho e uma estratégia em direção a esse fim.
O problema fundamental está no efetivar um processo educativo centrado nas ações do sujeito, nas perturbações produzidas pelo exame de situações práticas, de maneira a se obter as bases para as ultrapassagens conceituais relevantes. De nada adianta desenvolver em sala de aula um formalismo, seja matemático ou lógico, de determinado problema, se este não se constitui como um problema para o estudante.
É necessário que os alunos se sintam seduzidos pelo que lhes é apresentado, que encontrem significação a partir das atividades desenvolvidas, para que possam compreender os enunciados científicos e a construção da própria ciência.
Nessa esteira, o uso da informática se destacou no campo educacional, ao passo que possibilita a criação de ambientes de ensino-aprendizagem lúdicos por meio do jogo, agregando elementos tais como entusiasmo, concentração e motivação. Portanto, a comunicação via informática, além de ser altamente atraente pelos múltiplos recursos que oferece, é também uma ferramenta didática que precisa ser entendida e, deste modo, investigada em seu potencial pedagógico.
Justifica-se a

Relacionados