A INTERFERÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO ÍNDICE DE ÓBITOS POR CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM GOIÁS

Páginas: 9 (2141 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO
Faculdade de Medicina
Informática Médica
ANA LUIZA BONI
CIBELLE DA SILVA XAVIER
JULIANA QUEIROZ XAVIER
LUIS FELIPE ESTEVAM SIDNEY SILVA
MIRNA GABRIELA QUEIROZ BARBOSA
SARAH GONÇALVES DA CRUZ
A INTERFERÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO ÍNDICE DE ÓBITOS POR CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM GOIÁS
ANÁPOLIS
2013
ANA LUIZA BONI
CIBELLE DA SILVA XAVIER
JULIANA QUEIROZXAVIER
LUIS FELIPE ESTEVAM SIDNEY SILVA
MIRNA GABRIELA QUEIROZ BARBOSA
SARAH GONÇALVES DA CRUZ
A INTERFERÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO ÍNDICE DE ÓBITOS POR CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM GOIÁS
Trabalho realizado à Disciplina Informática Médica, do Curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis- UniEVANGÉLICA, para composição da nota final.
Professor orientador: William Alvares
ANÁPOLIS
2013RESUMO
O câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por neoplasia no Brasil. O câncer de colo uterino acomete geralmente, os grupos com menor grau de escolaridade, já que a baixa obtenção à informação cria barreiras de acesso às redes de serviços para detecção e tratamento precoce da doença. Outro destaque é que o nível deescolaridade das mulheres também está relacionado com a baixa incidência no uso de preservativos, tendo em vista que esse grupo apresenta menor discernimento acerca da importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo deste trabalho é observar a relação do grau de escolaridade com incidência do câncer cérvico-uterino e com a taxa de mortalidade devido a essa neoplasia.Dessa forma, foi realizado um estudo teórico descritivo, usando como fonte principal de informações o banco de dados do Sistema Único de Saúde (DataSUS) e dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e como fonte de apoio artigos científicos, que abordam a temática proposta. Dentre os aspectos sociodemográficos, a escolaridade revelou ser a variável de maior risco para que as mulheres sejamacometidas pelo câncer de colo uterino. Houve predominância de casos em mulheres com nenhuma a três anos de escolaridade (60,49%) enquanto nas mulheres com mais de oito anos de escolaridade houve baixa incidência (11,38%). Ao revelar que o grau de escolaridade é um dos principais fatores de risco para o acometimento de câncer de colo uterino em mulheres no estado de Goiás, este estudo vem corroborar sobrea imprescindível necessidade de viabilizar maiores investimentos em educação visando uma mudança no perfil de morbimortalidade da doença. As ações educativas e preventivas necessitam ser desenvolvidas de forma ininterrupta na vida das mulheres. Assim, educar, ensinar e informar as mulheres quanto às medidas de prevenção do agravo é também conscientizá-las de seu papel de sujeitos responsáveis porsua saúde e bem-estar.
Palavras-chave: Câncer do colo uterino, escolaridade, saúde da mulher, promoção da saúde, mortalidade.

ABSTRAT
Cervical cancer is ​​the second most common tumor in the female population and the fourth leading cause of death from cancer in women in Brazil. The cervical cancer usually affects the groups with lower educational level, since the low information createsbarriers to getting access to networks of services for early detection and treatment of disease. Another highlight is that the educational level of women is also related to the low incidence of condom use, given that this group has less insight about the importance of prevention of sexually transmitted diseases. The aim of this work is to observe the relationship between schooling and the incidenceof cervical cancer and the mortality due to this cancer. Thus, we conducted a descriptive theoretical study, using as the main source of information the database Health System (DataSUS) and data from the National Cancer Institute (INCA) and as a source of support scientific articles that address the topic proposal. Among the sociodemographic, education proved to be the variable of greatest risk...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INTERFERÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO ÍNDICE DE ÓBITOS POR CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM GOIÁS
  • Câncer do Colo do Útero e da Vulva
  • Câncer do colo de útero
  • Cancer colo do utero
  • Cancer De Colo De Utero
  • Câncer do colo de utero
  • cancer do colo do útero
  • cancer no colo do utero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!