A INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COMO FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES PESSOAIS E INDIVIDUAIS DE TODO AMBIENTE EDUCATIVO

2842 palavras 12 páginas
A INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS
INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COMO FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES
PESSOAIS E INDIVIDUAIS DE TODO AMBIENTE EDUCATIVO
Luciana Patrícia Silva1
RESUMO

O trabalho aqui apresentado é resultado de uma pesquisa bibliográfica a respeito da inclusão de crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino, mostrando que mesmo nas relações com o novo há grandes possibilidades de aprendizagem para ambos os sujeitos, seja ele o portador de necessidades especiais ou o aluno tido como normal, nesta relação de inclusão só existe vencedores, porque todos ganham possuímos nossos direitos respeitados.
Palavras-chave: relações, crianças com necessidades especiais, sala de aula, inclusão. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como finalidade apresentar e discutir a temática das relações desenvolvidas no ambiente escolar e entre alunos portadores de qualquer tipo de deficiência e os demais educando, priorizando os principais aspectos que permeiam esse tipo de relação, pois os momentos de conflitos tem se tornado grandes geradores de diferentes aprendizagens.
Quando falamos em escola inclusiva, parece que a atrelamos apenas á ação dos adultos, mas as ações das crianças desempenham um papel fundamental no processo de inclusão. As crianças não são iguais em suas potencias e fragilidades, mas nesses momentos compartilham um mesmo status o de criança. Ganham espaço uns na vida dos outros, aprendem sobre suas necessidades, mostram que se conhecem, elas próprias se lançam e se acompanham de modo ativo na busca

1

Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, e Pós-Graduanda pelo Instituto Pró saber. de compreender as regras do contexto onde atuam e que seus pares desempenham um papel fundamental.
Para entender uma pessoa que tem uma deficiência é preciso enxerga-la e não a deficiência, pois todos são portadores de múltiplas inteligências, o que os torna sujeitos ativos para aprender.

Relacionados