A INTERAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

Páginas: 7 (1557 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014



Sistema de Ensino Presencial Conectado
TECNOLIGIA Graduação em Pedagogia


adriana Cardoso ferreira
Milena batista pedra freire
Olivia thompson cândea
REGIANE CASSIA DE SOUZA VERÔNICA JEVEAUX SPALA








A INTERAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR














Cachoeiro de Itapemirim -ES
2012adriana Cardoso ferreira
Milena batista pedra freire
Olivia thompson cândea
REGIANE CASSIA DE SOUZA VERÔNICA JEVEAUX SPALA







A INTERAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR











Trabalho de relações interpessoais apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nadisciplina de Graduação em Pedagogia.

Prof: Vilze Vidotti Costa,Carlos Eduardo Gonçalves, Lilian Salete Alonso e Fabio Luiz da Silva








Cachoeiro de Itapemirim -ES
2012






A INTERAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

O processo educacional vem sofrendo severas mudanças ao longo de decadas sendo priorizado 1988 como direito primordial do cidadão (Constituição Federal).Hoje pode-se perceber a garnde necessidade de conhecimento maior em relação a interação social, onde é abordado todo um contexto histórico social para desvendar maneiras mais abrangentes de educar.
Nessa situação, em tempos atuais, vimos a presença do pedagogo nas escolas que exerce várias funções dentro das necessidades de cada ambiente escolar.
Segundo Vygotski,”desde os primeiros dias do desenvolvimento da criança, suas atividades adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social.” Vygotski aponta para a necessidade de observação do aluno dentro da sua própria história, pois o seu desenvolvimento acontece seguyido a sociedade em que vive.
Pedagogos dentro de outras funções tem a de interação entre professores, alunos,pais, servindo como mediadores desses, fazendo com que o planejamento escolar de desenvolva de forma a organizar experiências pedagógicas escolares e não escolares, com entuíto dos fins da educação seja expressão do desejo coletivo da sociedade que queremos.
Em pesquisa feita na instituição Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Waldemiro Hemerly”, para que alunos, professorese diretrizes contribuissem para definir, segundo seu ponto de vista, o trabalho do pedagogo concluimos que: Segundo o aluno abordado a figura do pedagogo e de profissional que auxilia dentro e fora da sala de aula para manter a organização da instituição e auxiliando professores nas necessidades de cada aluno quando este apresenta baixo rendimento escolar; Os professores apontaram o pedagogo comomediador entre professor e aluno e orientador no processo ensino aprendizagem; O diretor da instituição definir como profisional que interfere diretamente no aprendizado do aluno pois participa junto com o professor no seu planejamento.
O diretor ainda define o pedagogo como sendo de extrema necessidade a presença desse profissional para a instituição oferecer uma educação dequalidade.
São diversas as dificuldades encontradas para o bom desenvolvimento do pedagogo que vão desde a própria definição do cargo de pedagogo até adquirir professores qualificados para áreas específicas. Também muito preocupante para om pedagogo é a ausência cada vez mais maios dos pais dos alunos, que não se preocupou e não participam da vida escolar dops seus filhos, o queprejudica o objetivo final, pois todos devem estar interessados para ter bons resultados.

(...)Sondagem é um processo que proporciona a possibilidade de pensar sobre a realidade manifesta e a obscura, nos seus mais diversos espectos, que possam interferir numa futura ação. Sondar é tentar conhecer a fundo uma situação concreta e real sobre qual se pretende atuar. É investigar a realidade, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INFLUÊNCIA DO PEDAGOGO FORA DO AMBIENTE ESCOLAR
  • As Atribuições do Pedagogo no Ambiente Escolar
  • Pedagogo além do ambiente escolar
  • A função do pedagogo no ambiente nao escolar
  • As contribuições do pedagogo em ambiente não escolar:
  • Ambientes Escolares e Ambientes não Escolares
  • Ambiente escolar
  • ambiente escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!