A interação do adulto possibilita qualificar o brincar na educação infantil?

Páginas: 14 (3281 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
RESUMO

Há muito tempo discuti-se a questão das brincadeiras e sua importância para o desenvolvimento da criança. Atualmente muitos autores defendem a idéia de que compreender esse fenômeno é procurar responder as questões: motivos pelos quais as crianças brincam, o que a brincadeira proporciona a criança no que tange a aprendizagem, qual papel do professor frente ao brincar livre ecoordenado. Considerando que o brincar tem suma importância característica para criança, presente artigo pretende apresentar uma definição de brincadeira e sua relevância para a criança na educação e por fim analisar as possíveis contribuições que se dará nas interações aluno e professor durante as brincadeiras. A importância de o ato brincar na interação aos pares faz com que a pedagogia contemporâneareconheça e valorize o brincar como um momento importante no desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança facilitando a aprendizagem e inserção no mundo que o cerca. O papel do professor é indispensável, pois através da educação infantil, que ele vai ser intermediador da apropriação dos conceitos gerais.

PALAVRAS-CHAVE : Interação professor/criança- Educação infantil- Brincadeiraslivres

1- INTRODUÇÃO

O presente artigo advém da pesquisa desenvolvida no Estágio Supervisionado do Centro de Educação Infantil Neide Merisio Moleri, da cidade de Camboriú. A questão norteadora do estudo foi: que interações do adulto possibilitam qualificar o brincar na educação infantil? Os dados foram coletados por meio da observação com carga horária de 12 horas e posteriormente, aintervenção de 20 horas, em um Centro de Educação Infantil localizado no município de Camboriú.
O espaço ensino-aprendizagem da pesquisa-ação era composto por 17 crianças com faixa etária de 4 anos, pertencentes ao jardim I.
Para o desenvolvimento do mesmo, foram propostas atividades em que houvesse a interação professor/aluno e aluno/aluno, com o objetivo de compreender o papel do adulto nasinterações no brincar.
Em relação aos suportes teóricos, tomamos como base o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Carmem Craydi, Janet R. Moyles, Miguel A Zabalza, entre outros.
Tomamos como fundamento teórico o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, (1998, p.23. vol1) quando enfatiza que: “A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas ascrianças para as aprendizagens que ocorram nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos” conforme consta no mesmo brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia.
As brincadeiras precisam ser ordenadas com a mediação do professor e as crianças, isto é, na escola as interações sociaisdesempenham papel importante para a aprendizagem significativa papel esse que os mesmos tomam consciência de que o saber é construído socialmente. Vygotsky (1995) assevera-nos assim ao mesmo tempo em que o homem transforma seu meio, ele transforma a si mesmo. Portanto o desenvolvimento humano se dá através das relações recíprocas entre o indivíduo e o meio, influindo um sobre o outro continuamente.Salientamos que professores e crianças estando muito tempo no espaço da educação infantil, é importante criar um ambiente confortável e visualmente satisfatório para todos isto é, fazer um planejamento cuidadoso sendo necessário garantir que o espaço seja usado de forma mais vantajosa possível para evitar estresse desnecessário para as educadoras. Quanto ao material procurar escolhercuidadosamente de maneira que seja acessível e estimulante a fim de que o brincar iniciado e dirigido pelas próprias crianças e permite que o adulto escolha o papel de facilitador, em vez de sempre dirigir as atividades.
Segundo Miguel Zabalza ”[...] o ambiente de sala de aula enquanto contexto de aprendizagem constitui um a rede de estruturas espaciais, de linguagens, de instrumentos e, finalmente, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • interação na educação infantil
  • Relevancia do brincar na educação infantil
  • o brincar na educação infantil
  • A Importância do Brincar na Educação Infantil
  • A importância do brincar na educaçao infantil.
  • O brincar na educação infantil
  • A importancia do brincar na educação infantil
  • O educar e o brincar na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!