A intencionalidade pedagógica no planejamento

Páginas: 14 (3492 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NO PLANEJAMENTO

Agir com intencionalidade pedagógica é organizar a aula de maneira consciente, planejada, criativa e capaz de produzir um efeito positivo na aprendizagem do aluno.
Convém lembrar também que a intencionalidade pedagógica vai além do “ritual” de planejamento de conteúdos, ela incide principalmente na postura do professor, que deve buscar o tempotodo um diálogo franco, elucidativo, formativo e proativo com seus alunos, ajustando, precisamente, o seu discurso na tentativa de construir no seu aluno algo maior que a transmissão de conceitos e teorias.
Para uma aula estar didaticamente correta, sua execução deve passar por três fases fundamentais: a) Fase Inicial, b) Fase Intermediária ou de Execução e c) Fase Final ou de Síntese. Esta ordempedagógica permite ao professor uma comunicação de qualidade, além de possibilitar a execução das habilidades de ensino em que organiza a aula de maneira que o aluno possa visualizar a estrutura didática que esta sendo utilizada (SANT’ANNA, 1977).

A) FASE INICIAL

Compreende, desde o momento em que o professor entrou na sala e cumprimentou os alunos até a indicação dos conhecimentosselecionados (conteúdos). São os cinco primeiros minutos em que o professor explora rapidamente o tema da aula, valorizando seu vínculo com o cotidiano do aluno e especifica a forma com que conduzirá a ação didática prevista (estratégias estabelecidas para a aula, que se apresenta com os sub-tópicos as seguir (NEGRI, 2008):
1 Organização.
Refere-se a toda a logística da aula. Não se pode transmitir umaaula sem organização que vai desde a preparação, através do plano de aula, até a disposição do espaço de sala, a que chamamos de cenário pedagógico.
1.1 Planejar a aula.
O planejamento da aula é de fundamental importância; preparar é na verdade prever toda a estrutura: qual será o conteúdo a ser trabalhado, com que ação pedagógica (estratégias para desenvolver a aula), os conteúdos previstos, aforma de avaliar percebendo se os objetivos previstos foram atingidos. Os recursos áudio visuais a serem utilizados e até mesmo as referências de pesquisa dos conteúdos.
1.2 Preparar o espaço físico
Espaço físico da sala de aula é aquele em que se elabora toda a relação ensino aprendizagem. É o ambiente onde o professor desenvolverá os conteúdos com seus alunos. Neste espaço o professor passarágrande parte de seu tempo, portanto, ele deve ser organizado e harmônico. Ao chegar na sala de aula ele precisa verificar como está organizado o ambiente: iluminação, ventilação e ruídos, para evitar distrações e perda de concentração.
1.3 Verificar os recursos áudio visuais a serem utilizados.
Caso a aula planejada tenha a previsão de utilizar algum RAV (Recurso Áudio Visual), sua verificaçãodeve ser feita antes de iniciar a aula. Observar se existem tomadas elétricas suficientes. Em caso de retroprojetor, verificar se a lâmpada e botão liga-desliga estão em condições de uso. Se aparelhos sonoros (CD, DVD, fita cassete, gravadores ou o projetor multimídia com sons) verificar se estão em perfeito funcionamento, com a propagação do som regulada para aquele espaço físico.
1.4 Prepararo material de apoio.
Material de apoio é todo o suporte preparado pelo professor anteriormente, e que será utilizado em aula: textos, esquemas, lista de atividades, apostilas e material multimídia, entre outros.
2 Estrutura Pedagógica.
A estrutura pedagógica é a organização pedagógica da fala inicial do professor. Ele apresenta toda a logística da aula, desde os conteúdos selecionados, averbalização do objetivo previsto, estratégias de ação docente até a avaliação prevista para aquele momento, (pós aula).
2.1 Esclarecer acerca do tema da aula.
O professor deve esclarecer aos seus alunos qual o tema da aula, e dizer a importância que aquele conteúdo terá no seu processo de formação. O tema deve ser esclarecido de modo simples, objetivo, desafiando o aluno de tal forma que ele se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento social intencionalidades e instrumentação
  • Planejamento social: intencionalidade e
  • Planejamento social- intencionalidade e instrumentação
  • Planejamento social intencionalidade e instrumentação
  • Resenha: planejamento social: intencionalidade e instrumentação”,
  • Fichamento: planejamento social intencionalidade e instrumentação.
  • Fichamento: planejamento social intencionalidade e instrumentação.
  • planejamento uma ação pedagógica para alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!