A integração do negro na sociedade de classes

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A Integração Do Negro Na Sociedade De Classes

A Integração do Negro na Sociedade de Classes, de Florestan Fernandes, foi publicada em 1965 e, originariamente foi sua tese de cátedra em sociologiae representa um momento de viragem nas análises sobre a questão racial no Brasil. Situando a problemática na transição da ordem social escravocrata e senhorial para o desenvolvimento posterior docapitalismo, evidencia-se a condição de marginalidade dos negros e dos mulatos.
Para tal, elege a cidade de São Paulo como universo empírico privilegiado e realça uma situação paradigmática de exclusãosocial dos negros, por tratar-se do primeiro centro urbano especialmente burguês, regido por mentalidade mercantil, iniciativa individual e liberalismo econômico, ingredientes que respaldavam oprogresso encetado no período em questão.
Nesse quadro, os impasses vivenciados por negros e mulatos no esforço de inserção na nova ordem social, é conseqüência de um estilo de vida individualista ecompetitivo, construído pelo novo regime de relações de produção.
Nesses limites, não cabiam nem o escravo e o liberto, nem o "negro" ou o "branco pobre" como categorias sociais. Tratava-se de uma revoluçãodas elites, pelas elites e para as elites; no plano racial, de uma revolução do branco para o branco.
A rápida transformação ocorrida na cidade de São Paulo, entre o fim do século 19 e o começo do20, impossibilitou a inserção do negro e do mulato no estilo urbano de vida. Ou, nos termos do autor, a heteronomia presente na "situação de castas", típica da condição escrava, impediu aos ex-escravosa assimilação das potencialidades presentes na "situação de classes". A extinção da escravatura não promoveu a reintegração dos egressos, relegando-os ao seu próprio destino, desterrados para assombras da sociedade que se modernizava. Paralelamente a esse posicionamento social ambíguo ao qual eram empurrados, desenhavam-se os contornos do Brasil moderno e as direções que se pretendiam imprimir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A integração do negro na sociedade de classes
  • A integração do negro na sociedade de classes
  • A integração do Negro na sociedade de Classe
  • A integração do negro na sociedade de classe
  • A integração do Negro na Sociedade de Classes e o Negro no Mundo dos Brancos do Autor Florestan Fernandes
  • A Integra o do Negro na Sociedade de Classes
  • Fernandes, florestan. “a ascensão social do negro e do mulato”. in: .“a integração do negro na sociedade de...
  • Integração do negra na sociedade de classes- uma análise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!