A integração do idoso no contexto social

Páginas: 5 (1221 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
Polo Itapecerica da Serra
Curso de Serviço Social

Marta Eloiza Lemos Siqueira

PROJETO DE INTERVENÇÃO

A INTEGRAÇÃO DO IDOSO NO CONTEXTO SOCIAL


TABOÃO DA SERRA
2013

Introdução
O projeto de intervenção que tem o titulo: A Integração do Idoso no Contexto Social, será desenvolvido No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)Pirajussara, no município de Taboão da Serra, a proposta central deste projeto está nas características e interesses específicos para o público alvo; as pessoas idosas beneficiárias dos Programas Bolsa Família (BPF) e do Benefício de Prestação Continuadas (PBC).
Através do serviço de convivência o fortalecimento de vinculo visa realização de ações para o enfrentamento da falta de integração,convivência social, familiar e comunitária de idosos. O que me faz entender a grande necessidade do projeto é a procura dos idosos por informações, que os mesmos nem sempre conseguem obter dos familiares, e também a falta de valorização do mesmo, que é visto como alguém sem nenhuma forma de utilidade.


Justificativa
Conforme a Organização Mundial de Saúde, a população nafaixa etária superior a 60 anos tem aumentado no Brasil. Conseqüentemente, também tem crescido a consciência crítica sobre as questões que envolvem o envelhecimento. Dentre os fatores que têm contribuído para o surgimento de uma nova visão a respeito do envelhecimento, temos a lei 8.842 Política Nacional do Idoso, de 4 de janeiro de 1994.
No município de Taboão da Serra-SP, baseado no últimosenso de 2010, o município tem 5,27% da população com 60 anos ou mais, sendo a população total de 244.719 mil. Desta forma, é necessário que os órgãos de proteção básica acompanhem as necessidades específicas desse grupo social, informando-lhes sobre seus direitos e, oferecendo condições para estabelecimento de laços sociais e melhora na condição de vida.
A pessoa idosa, no seio dafamília, mantém-se como um importante recurso.
Quando considerado, o idoso é, não só uma referência em nível de conhecimentos e aconselhamento, uma pessoa que já viveu mais e tem uma experiência de vida que deve ser valorizada, como também uma mais-valia na participação nos cuidados e contato com as gerações mais novas. Ser um avô participante, no seio da família, representa uma fonte degratificação para o idoso e um importante laço estruturante na educação dos mais novos.
Neste contexto, o papel da família no apoio ao idoso passa por valorizar a pessoa em questão: os seus conhecimentos, opiniões e aconselhamentos. Para, além disso, passa por garantir que, em caso de necessidade, o idoso tem acesso aos apoios e cuidados necessários à sua saúde.
Um dos principaisproblemas do idoso consiste no isolamento social e em sentimentos de solidão. Também em relação a estes aspectos a família pode agir ativamente, integrando o idoso nas suas atividades do dia-a-dia.
Numericamente os idosos têm aumentado significativamente nos últimos anos, pois a velhice é uma etapa do ciclo da vida que uma parcela crescente da população brasileira vem alcançando edesfrutando por mais tempo, em virtude do aumento da expectativa de vida e do acelerado envelhecimento populacional do país nas últimas décadas.
Segundo Brito e Ramos (1996), esta mudança no perfil demográfico, iniciada na segunda metade dos anos 70, quando houve um declínio da taxa de natalidade, aponta que no ano de 2025 existirá no Brasil, aproximadamente 30 milhões de idosos, querepresentarão 15 % da população total. Apesar dos esforços despendidos para garantir uma velhice cada vez mais ativa e saudável, a maioria dos idosos experimenta alguma fragilidade nessa fase. A doença traz consigo um fator emocional de regressão, no sentido de acentuar sentimentos de fragilidade, de dependência, de insegurança. O estado de doença acarreta algumas repercussões psíquicas inevitáveis, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o idoso no contexto das fragilidades sociais
  • O Estatuto do Idoso e sua Import ncia no Contexto Social
  • integração social
  • Integração social
  • A INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR
  • O Idoso No Contexto Familiar
  • contexto social
  • Relatório de um idoso com contexto histórico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!